Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Investimento da Cosuel em Candelria ganha fora

Na terça, 19, estiveram no gabinete do prefeito Lauro Mainardi o diretor presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Gilberto Piccinini, e o superintendente Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. Na oportunidade, eles manifestaram a intenção da cooperativa em construir uma Unidade Produtiva de Leitões (UPL) em Candelária.
Piccinini salientou que a meta da cooperativa é ampliar as áreas de atuação, e Candelária poderia ser beneficiada. Para isso, a Cosuel exige uma área de terra, instalação de água, luz e de um poço artesiano e realizar a terraplanagem do local. A nova Unidade de Produção de Leitões teria capacidade para 1.100 matrizes e o valor gerado pela produção em valores atuais é de R$ 6.327.031,44 ao ano.
Lauro Mainardi ratificou o interesse no projeto pelo poder Executivo e disse que as tratativas para implementação da unidade devem acontecer no decorrer deste semestre, quando acontecerão reuniões com entidades ligadas ao setor rural. “O município possui um grupo de discussão chamado G-8, e com certeza todas as entidades que fazem parte deste grupo farão o possível para que Candelária tenha mais esta opção de geração de renda para o setor agrícola”, enfatizou o prefeito, que aposta na diversificação da produção rural. Por outro lado, acrescentou que o investimento traria um ótimo retorno em ICMS a Candelária, em torno de R$ 162 mil ao ano.

O SETOR – O secretário de agricultura, Orlando Kochenborger, destaca que a suinocultura já faz parte da realidade de muitas famílias no interior. “A profissionalização deste setor será tranqüila em Candelária, tendo em vista o diagnóstico do nosso meio rural”, pondera, enfatizando a seriedade com que os trabalhos da cooperativa são gerenciados. “A Cosuel foi diversificando as suas atividades e hoje possui fábricas de óleo de soja, de rações e indústria de laticínios. Também exporta cortes especiais de suínos para os países do Mercosul, Rússia, entre outros”, revela. Alem do prefeito e do secretário de Agricultura, recepcionaram os diretores da Cosuel o diretor de Indústria e Comércio de Candelária, Jorge Freitas, e o presidente do Sicredi Centro Serra, Egídio Morsch.