Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Desafio de Cabrais com Califrnia, da Colmbia

“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Com este tema o Serviço Social do Comércio – Sesc – coordena o Dia do Desafio 2009 no continente americano. O evento, segundo seus organizadores, é uma campanha de incentivo à pratica regular de atividades físicas em benefício da saúde. Ele é realizado por meio de ações comunitárias na última quarta-feira do mês de maio. Novo Cabrais participa do desafio desde o ano de 2003 – não participou apenas em 2007 – e venceu todas as edições anteriores com larga vantagem. Este ano o município disputará com a cidade de Califórnia, do estado de Santander, da Colômbia. As dinâmicas serão diversificadas e acontecerão nos grupos de atividades como escolas, instituições, grupos de damas, melhor idade, entre outros.
No Dia do Desafio, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. No ano anterior, Novo Cabrais superou a cidade de Kinchil, no México, vencendo-a por 48,83% de participação. Este ano a coordenadora do Dia do Desafio no município é a secretária municipal do Meio Ambiente, Marta Inês Garske, e o objetivo, segundo ela, é além de tentar superar as expectativas de participação reforçar o espírito esportivo e a preservação do meio ambiente através do plantio de árvores nativas e ornamentais – que é a meta particular de cada município participante do Rio Grande do Sul.

META AMBIENTAL –  “Além do incentivo à atividade física, nesse ano teremos uma meta ampla, voltada aos cuidados com o meio ambiente. Incentivaremos a plantação de 230 mil mudas em todo o Rio Grande do Sul”, explica o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia. Ele salienta que o plantio conta com a parceria e o acompanhamento das secretarias municipais do meio ambiente. A meta cabraisense é o plantio de 600 mudas de  espécies diversas . Marta comemora a iniciativa dos organizadores e agradece a doação destas mudas feitas pela Afubra, filial de Cachoeira do Sul, que forneceu 200 plantas, e pelo Horto Florestal de Cachoeira do Sul, que doou outras 400.
“O plantio destas árvores é uma forma de incentivo à preservação das nossas matas”, reforça a secretária.