Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dia do Desafio: disputa entre as cidades quarta-feira

O Dia do Desafio é definido como uma competição saudável entre as cidades, que tem como prêmio a qualidade de vida e o bem-estar social. Realizado no Canadá há 26 anos, se espalhou pelo mundo propondo que as pessoas interrompessem suas atividades para praticar, em pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de atividade física. Com o passar dos anos, diversas ações sociais foram incorporadas aos exercícios. As mais comuns são a arrecadação de agasalhos e calçados para o inverno e o recolhimento de lixo em pontos estratégicos. A cada nova edição o número de participantes aumenta, o que estimula os municípios na elaboração de tarefas que mobilizem a população.
Em Candelária, os organizadores terão que superar a derrota do ano passado e vencer o adversário, a cidade mexicana Melchor Ocampo, que possui 37.706 habitantes. Segundo o coordenador Erian dos Santos, o objetivo é incentivar as pessoas que atuam no comércio em geral, os estudantes, integrantes de entidades e de clubes de serviço a realizar alguma atividade física. De acordo com ele, duas equipes irão coordenar os trabalhos. “Fizemos parceria com as academias Cultura Física e Circuito 3, que vão ceder professores para a realização das atividades. Também será montado um QG central na praça para atender as pessoas que queiram praticar algum exercício”, adianta.
Uma das equipes vai visitar as indústrias para fazer ginástica laboral e a outra vai se concentrar na Avenida Pereira Rego para exercitar os trabalhadores do comércio. “Vamos passar quadra por quadra para que todos possam praticar alguma atividade”, explica. “As empresas que ainda não foram procuradas ou que não receberam fichas de inscrição poderão contatar a secretaria ou então, no Dia do Desafio, comunicar o tipo da atividade que desenvolveu”, acrescenta. Serão contabilizados os exercícios praticados das 0h até as 20h30 de quarta, 27. O tema deste ano é “você se mexe e o mundo mexe junto”. A primeira ficha de inscrição foi recebida ontem pela secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, da escola Professor Dinarte, do Passa Sete, confirmando a presença de 300 alunos.
A participação pode ser individual ou coletiva e prevê realização de atividade física (de 15 minutos) e o plantio de uma árvore. Conforme o Sesc, o desafio social desta edição é plantar o maior número de árvores - ação que conserva a biodiversidade da água e da terra. Em Candelária, a meta é fazer o plantio de 800 árvores neste ano. Os organizadores lembram ainda que as pessoas que plantarem árvores em casa poderão informar à secretaria. “Também teremos mudas disponíveis no Coreto, no dia, para quem quiser fazer o cultivo”, diz Erian dos Santos.

MAIS - No Rio Grande do Sul esta é a 13ª edição do Dia do Desafio. Em 2008, 72% das cidades gaúchas participaram da atividade - o que concedeu ao Estado o segundo lugar no ranking dos que mobilizaram maior número de municípios. O desempenho dos participantes, em anos anteriores, poderá ser acessado através do site www.sescsp.org.br/diadodesafio.