Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um convite para sair da rotina

Criado no Canadá e difundido mundialmente pela Trin & Fitness International Sport for all Association, entidade alemã de promoção de esportes a todos, acontece amanhã, 27, – até às 21h – em todo o mundo, o Dia do Desafio, uma proposta para que todas as pessoas parem suas atividades rotineiras por pelo menos 15 minutos e façam alguma atividade física. Cidades de mesmo porte estabelecem uma saudável competição, visando mobilizar o maior número de pessoas e, dessa forma, buscam inserir os exercícios físicos nas atividades diárias de sua população para melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais enfrentam, respectivamente, as cidades de Melchor Ocampo, Corral e Califórnia, do países do México, Chile e Colômbia. Neste ano, o Dia do Desafio promoverá o plantio de 230 mil mudas de árvores no Rio Grande do Sul. Em Candelária, serão plantadas 800 mudas de árvores de espécies nativas e em Cerro Branco  e Novo Cabrais, 600 em cada.
O evento integra o calendário oficial de eventos do Estado e  esta sua 13ª edição pretende mobilizar cerca de cinco milhões de gaúchos em 405 cidades.

CANDELÁRIA – Segundo o coordenador do Dia do Desafio em Candelária, Erian dos Santos, o objetivo é
congregar as pessoas que atuam no comércio em geral, os estudantes, integrantes de entidades e de clubes de serviço. De acordo com ele, duas equipes irão coordenar os trabalhos acompanhadas de profissionais das academias Cultura Física e Circuito 3, que irão ceder professores para a realização das atividades. “Também será montado um QG central na praça para atender as pessoas que queiram praticar algum exercício”, explica.  O desafio social é plantar o maior número de árvores - ação que conserva a biodiversidade da água e da terra.  Para tanto, os organizadores irão disponibilizar mudas junto ao Coreto da praça. Até ontem, às 17h, estava confirmada a participação de 3.075 pessoas junto à organização do evento.

NOVO CABRAIS – A coordenadora do Dia do Desafio em Novo Cabrais é a secretária do Meio Ambiente,  Marta Inês Garske. Segundo ela, o objetivo é além de superar as expectativas de participação – Cabrais venceu todos os desafios até hoje –  reforçar o espírito esportivo e a preservação do meio ambiente através do plantio de árvores nativas  e ornamentais.

CERRO BRANCO – Cerro Branco irá envolver toda a comunidade no plantio de 600 mudas de árvores nativas nas encostas do Rio Botucaraí e Arroio Branco. Segundo o prefeito Bruno Luciano Radtke, as mudas foram doadas pela Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil –, em parceria firmada com a prefeitura. “Cabe a nós cerrobranquenses fazermos a nossa parte, por isso todos estão convidados a participar deste mutirão em favor do meio ambiente”, ponderou . 

Quem contra quem?
Candelária (29.444) x Melchor Ocampo - México (37.706)
Cerro Branco (4.465) x Corral - Chile (5.463)   
Novo Cabrais (3.766) x Califórnia - Colômbia (2.000)

Como funciona
As cidades inscritas são agrupadas em sete categorias (veja abaixo), seguindo critério do número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, esses  dados  são fornecidos pelo IBGE, Censo de 2007. Já para as cidades internacionais, são divulgados  através de órgãos municipais responsáveis pelo evento. O sorteio eletrônico estabelece os desafios entre duas ou três comunidades de mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes para praticar  a atividade física. Tudo isso em relação ao seu percentual de habitantes oficial.

Categoria 1     até 9.999 habitantes
Categoria 2     de 10.000 à 19.999
Categoria 3     de 20.000 à 49.999
Categoria 4     de 50.000 à 99.999
Categoria 5     de 100.000 à 249.999
Categoria 6     de 250.000 à 999.999
Categoria 7     acima de 1.000.000