Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Comisso analisa as primeiras reas para o novo cemitrio

A comissão temporária formada na Câmara para tratar da aquisição de uma área para instalação do novo cemitério municipal começou a analisar alguns terrenos. Em entrevista à Folha o vereador Cristiano Becker (PMDB), que propôs a criação deste grupo de trabalho, confirmou na terça, 26, que há quatro locais em vista. “Dois deles são longe da área urbana e os outros têm o solo úmido, o que inviabilizaria o empreendimento na hora de obter a licença junto à Fepam”, explicou. Becker preferiu não revelar a localização das áreas para evitar a supervalorização e não criar falsas expectativas à população.
Segundo ele, a comissão está aceitando a sugestão de novos terrenos para vistoriar e já conta com o apoio do engenheiro químico Gérson Carvalho, que trabalhou na Fepam por durante três anos. Becker adiantou que o profissional, mesmo morando em Blumenau, teria se colocado à disposição para esclarecer algumas dúvidas relacionadas às condições ambientais. Na edição do último dia 15, a Folha publicou uma matéria explicando como ocorre o processo de liberação de áreas destinadas à implantação de cemitérios. As exigências variam de acordo com as condições do terreno escolhido e, de modo geral, é indispensável a realização de um Estudo de Impacto Ambiental que aponte as condições do solo, da água, do ar, da fauna e da flora.
Nos próximos dias a comissão temporária deverá se reunir com o prefeito Lauro Mainardi para debater o assunto. O objetivo é auxiliar o Executivo na escolha e na compra de uma área para construir um novo cemitério municipal. Becker sinalizou, inclusive, a possibilidade de repassar parte das sobras do Legislativo para a prefeitura adquirir este terreno. A comissão também é formada pelos vereadores Paulo Hoffmann (PDT), Cláudio Gehres (PP) e Flamarion Galeto (PSDB).