Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Definida a programao da Semana do Meio Ambiente

A secretaria de Meio Ambiente de Candelária realiza, de 1º a 5 de junho, a X Semana Municipal do Meio Ambiente. Este ano serão desenvolvidas, em parceria com o Comitê Municipal da Água, atividades de reflexão e entretenimento. Estão previstas na programação palestras, exposições e apresentação teatral. Conforme o secretário Orlando Kochenborger, esta será a oportunidade de renovar compromissos, estabelecer metas e repensar atitudes, especialmente com relação à proteção das nascentes.
As atividades iniciam na segunda, 1°, na localidade de Linha Bernardino, onde uma área de aproximadamente 50 metros será cercada como forma de preservar uma das nascentes que desagua no Rio Pardo. Já no dia 2, as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino estão convidadas a participar de palestra sobre “a importância dos recursos ambientais”, no salão da Comunidade Sinodal. As crianças também participarão de uma apresentação teatral no dia 5, no Clube Rio Branco. Já na quarta, 3, acontece celebração ecumênica na Praia Carlos Larger. Para o dia 4 está marcado, no salão Paroquial da Igreja Católica, o 9º Encontro de Troca-Troca de Sementes Crioulas.
Na avaliação de Lidiane Radtke, diretora da divisão de Meio Ambiente, a conscientização da população é o fator mais importante desta iniciativa. Conforme ela, o trabalho de preservação será realizado durante o ano e as 10 nascentes do município receberão cuidados especiais. “Preservar as nascentes é fundamental para a manutenção de rios numa bacia hidrográfica”, esclarece ao falar do Rio Pardo.  
O Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972, quando a Assembléia Geral da ONU definiu o dia 5 de junho como o início da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo. O evento foi o marco inicial das discussões ambientais a nível global e contou com a participação de líderes políticos de 113 países, representantes de 250 organizações não-governamentais (ONG’s) e funcionários de diversos organismos da ONU. Desde então, vários países elegeram o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que o Brasil comemora a data desde 1981.

A programação

Dia 1º, segunda

13h30 - Abertura da Semana do Meio Ambiente
14h - Plantio de mudas nativas no entorno da nascente localizada na propriedade de Utalcino Immig, na Linha Bernardinho, pelos membros do Comitê Municipal da Água
14h30 - Representante do Comitê Municipal da Água fará entrega de ofício ao secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente com a lista das nove nascentes que serão preservadas durante o ano

Dia 2 - terça
8h30 - Palestra sobre Pegada Ecológica, ministrada pelo engenheiro agrônomo José Costa Beber, da Emater
10h - Visita à reserva particular do Patrimônio Natural,  na propriedade de Carlos Böck, na Linha Palmeira

Dia 3 - quarta
19h - Abertura e leitura da carta de 2070 sobre recursos hídricos
19h30 - Celebração ecumênica com cantos festivos abordando recursos hídricos
Local - Praia Carlos Larger (em caso de mau tempo na capela da escola Lepage)

Dia 4 - quinta
7h30 - Recepção das delegações do 9.º Encontro de troca-troca de sementes crioulas
9h - Abertura oficial
11h - Confraternização e degustação de alimentos, visitação aos estandes dos grupos.
13h30 - Troca-troca de sementes crioulas. Exposição de insumos ecológicos com a “Agrovida” de Sobradinho.

Dia 5 - sexta
9h - Apresentação teatral - Grupo Teatral Manjericão, de Porto Alegre
14h - Apresentação teatral  - Grupo Teatral Manjericão, de Porto Alegre. Local - Clube Rio Branco