Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Cabrais j atingiu a meta de vacinao em idosos

Novo Cabrais é o primeiro município da região da 8ª Coordenadoria de Saúde a atingir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. A informação é da enfermeira responsável pela área de epidemiologia da 8ª Coordenadoria de Saúde, Marília Lenz. Até o dia 26 de maio foram  vacinadas 488 pessoas no município, atingindo o índice  de 81,33%, o que ultrapassa a meta do Ministério da Saúde - de 80%. “Nossa equipe está de parabéns pelo empenho de todos”,  comemora o secretário da saúde, Erno Kochenborger. A campanha consiste na vacinação de pessoas acima de 60 anos de idade contra a gripe. “A prevenção reduz as internações e complicações ocasionadas pela gripe nas pessoas desta faixa etária”, argumenta a enfermeira Ana Iserhard, da Estratégia de Saúde da Família – ESF – da sede do município. Já a enfermeira Lades Lisboa, da ESF do Cortado, reparte os méritos da conquista com  a comunidade. “A população de Novo Cabrais cooperou e foi fundamental para para que pudéssemos atingir o objetivo”, salienta.

FEBRE AMARELA – Também está em andamento no município a vacinação contra a Febre Amarela. Pessoas a partir dos nove meses de idade devem procurar o Posto de Saúde mais próximo para serem imunizadas. O município, segundo a secretaria de Saúde,  está inserido na área de risco ampliada e deve buscar atingir a meta de 95 % estabelecida pela secretaria estadual. Atualmente, o percentual de pessoas vacinadas é de 58,8% .

HEPATITE B – Outro projeto que deve iniciar ainda nesta semana é o da Hepatite B. O Plano de Ação busca vacinar jovens entre 11 e 19 anos e será desenvolvido junto às comunidades escolares com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.