Logo Folha de Candelária
Geral 17/11/2017 14:17
Por: Tiago Mairo Garcia

Guia Lopes recebe alunos da UFSM para apresentação de cursos acadêmicos

Projeto UFSM por um dia foi realizado nas dependências da escola candelariense

  • Em grupos, acadêmicos da UFSM interagiram com alunos do Guia Lopes para apresentar cursos da Universidade Federal - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha
  • Natacha Cortes
  • Leonardo Steil, da UFSM e a diretora do Guia Lopes, Solange Borstmann

Cursar uma faculdade. É o sonho de muitos estudantes que finalizam o ensino médio e planejam seguir uma carreira profissional. Um sonho que parece mais próximo para aqueles que possuem condições de custear uma universidade particular e distante para quem almeja uma vaga nas universidades federais.
Durante o dia de ontem, 16, um grupo formado por 35 alunos representando 19 cursos, acompanhados da professora Silvana Bastos Cabo, da Universidade Federal de Santa Maria, estiveram na Escola Estadual Guia Lopes, em Candelária, para realizar a terceira edição do projeto UFSM Por Um Dia. Os acadêmicos se dividiram em grupos para apresentar a universidade e os cursos aos alunos do ensino médio do educandário.
Professora do curso de Enfermagem, Silvana explica que o projeto é vinculado ao Programa de Educação Tutorial da Universidade, onde vários cursos integram o projeto e participam das atividades de extensão. "Estamos realizando o UFSM por um dia com o objetivo de divulgar os cursos e aproximar ainda mais a universidade dos alunos", frisou. 
As apresentações foram realizadas em forma de bate-papo, com os estudantes podendo tirar dúividas frequentes relacionadas aos cursos. O acadêmico Leonardo Steil, da área de sistemas de informação, destacou a importância de se mostrar os benefícios que a universidade federal apresenta aos estudantes. "Hoje o acadêmico pode residir na casa do estudante e se alimentar no restaurante comunitário de forma gratuita", disse. Sobre o projeto, Steil destacou a sua satisfação de poder levar um pouco da universidade para os estudantes. "Para nós é gratificante poder ver o interesse dos alunos e uma satisfação de poder levar a universidade para outros lugares ". As outras edições foram realizadas em 2015 na cidade de Formigueiro e 2016 na cidade de Agudo.  
Entre os estudantes, o programa foi só elogios. Para a aluna Natacha Cortes, 17 anos, do 2º ano, que sonha em cursar Letras, a iniciativa foi interessante. "Tivemos uma noção sobre os cursos apresentados e a forma de ver como é facil o acesso para uma universidade federal. Foi ótimo ter vivenciado este momento", disse a jovem. A diretora do Guia Lopes, Solange Borstmann, salientou que esta foi a primeira vez que a UFSM veio até a escola. "Para a escola foi melhor esse modelo realizado pela UFSM, pois facilitou para os nossos alunos tirarem as suas dúvidas sobres os cursos. É um programa interessante que abre as portas para os alunos e para a escola", finalizou a diretora.

Os cursos apresentados
Ciência da computação, Letras, Comunicação Social, Educação Física, Indígena (três cursos), Zootecnia, Biologia, Engenharia Civil, Física, Enfermagem, Matemática, Odontologia, Sistemas de Informação, CISA, Elétrica e Psicologia.