Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aftosa: vacinao foi prorrogada at o dia 15

O prazo foi estendido pela secretaria estadual da Agricultura. Inicialmente a campanha seria encerrada no último dia 30 no Rio Grande do Sul. O adiamento se deve a baixa procura pelas doses em alguns municípios. A meta inicial era de imunizar 13,87 milhões de cabeças durante esta etapa no Estado. Em Candelária, de acordo com a Inspetoria Veterinária, deveriam ser vacinados 40 mil bovinos.
Até a última sexta, 29, foram entregues 24.200 doses da vacina contra a Febre Aftosa no município. A meta, no entanto, é de 26.000 doses. Estes números são de criadores que se enquadram nas regras do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e, portanto, recebem gratuitamente as vacinas. Informações da Inspetoria Veterinária apontam que 2.800 produtores cumpriram o prazo inicial estipulado pelo governo do Estado. Os 130 restantes terão até o dia 15 deste mês para imunizar o rebanho contra a doença.
Em entrevista à Folha, o chefe da Inspetoria, Glênio Pereira, disse que ainda restam em torno de 2.500 doses. Segundo ele, os criadores que descumprirem esta nova data poderão ser autuados e multados. "Além disso, o Ministério da Agricultura vistoria algumas propriedades de forma aleatória. É feito o sorteio de alguns locais, em todos os municípios, e coletado o sangue dos animais. Se ficar comprovado que o rebanho não foi imunizado, o criador pode ser responsabilizado", explica.
O alerta sobre a obrigatoriedade de vacinar o gado também é feito aos produtores maiores e que não recebem as doses de maneira gratuita. Em Candelária, há aproximadamente 80 produtores nesta situação que, juntos, contabilizam 15 mil animais. A próxima etapa de vacinação - a terceira deste ano - ocorre em novembro. A previsão é de que 10.000 terneiros sejam protegidos contra a Aftosa neste período. 

DOENÇA - Os animais contaminados com o vírus da Aftosa apresentam febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia e andar coxo, causado pelas vesículas dolorosas que aparecem nas patas do animal. Embora percam peso e a capacidade de gerar leite, a taxa de mortalidade é de apenas 5% nos adultos. O perigo maior da febre aftosa é o fato de ser uma doença altamente contagiosa, podendo se alastrar por enormes áreas com facilidade.