Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Quatro vereadores j nomearam assessores

A indicação dos primeiros nomes ocorreu praticamente um mês  depois que a lei foi sancionada pelo Executivo. Aprovada em 29 de abril, a matéria que dispõe sobre a estrutura administrativa dos servidores da Câmara, autoriza a contratação de oito assessores legislativos. Cada um deles vai receber R$ 1.221,48 por mês e terá direito à diária de acordo com a Lei de Diárias do Legislativo. O primeiro vereador a indicar seu assessor foi Alan Wagner (PMDB), que até então não concordava com as contratações, motivo pelo qual votou contrário ao projeto na ocasião em que houve a apreciação. Ele nomeou Vilson Lopes de Carvalho, na terça, 2.
Neste mesmo dia foram apresentados, por ordem, os assessores de Rui Porto (PP), Flamarion Galeto (PSDB) e Cristina Rohde (PSDB). São eles: Nestor Rubem Ellwanger, o “Rim”; Émerson Rodolfo Feldmann e Gilmar Alex Schwantes. Na tarde de ontem, 4, o vereador Cristiano Cunha (PMDB) apresentou como assessor Wellinton Seckler Furlan. De acordo com o presidente do Legislativo, Ovídio da Silveira, as nomeações foram feitas através de portaria e já estão com  o departamento de Recursos Humanos da prefeitura, onde serão oficializadas as contratações. Em entrevista à Folha, ele disse que estes profissionais receberão os salários desde a data da nomeação.
Questionado sobre a situação daqueles vereadores que ainda não apresentaram assessores - Cristiano Becker (PMDB), Cláudio Gehres (PP) e Paulo Hoffmann (PDT)- o presidente salientou que não há um prazo específico para que isso seja feito. “Até porque os assessores só receberão pelos serviços na data da nomeação, então não há um prazo determinado”, acrescenta. Ele adianta que os três colegas manifestaram interesse de apresentar uma pessoa para o cargo, mas que por enquanto os nomes não teriam  sido definidos. 
CARGOS - Além dos oito assessores legislativos, a Câmara possui um assessor de gabinete - que auxilia o presidente da Casa - e um assessor de imprensa, que recebem R$ 1.221,48 mensais, cada.