Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Posse dos vereadores mirins ocorre em julho

Até o dia 29 deste mês deverão ser escolhidos os nove alunos que participarão das sessões da Câmara durante o mês de julho. Eles irão representar das escolas Adão Jaime Porto (Picada Escura), São Paulo (Linha do Rio), La Salle (bairro Marilene), Percílio Joaquim da Silveira (Vila Fátima), Lepage (centro), Christiano Afonso Graeff (bairro Ewaldo Prass), Penedo (bairro Rincão Comprido), Guia Lopes (centro) e Medianeira (centro). A participação destes educandários foi confirmada na terça, 2, durante reunião na sede do Legislativo. O assunto foi debatido entre as diretoras destas escolas e os vereadores Alan Wagner (PMDB), Rui Porto (PP) e Flamarion Galetto (PSDB).
Em entrevista à Folha, Alan disse que os vereadores mirins participarão das quatro sessões do mês de julho. “Eles poderão se pronunciar na tribuna e utilizar o espaço para fazer pedidos ou encaminhar sugestões  ao Executivo. Além disso, poderão indicar a formulação de possíveis projetos de lei”, afirmou. Questionado sobre os resultados que devem ser alcançados através da Câmara Jovem, o parlamentar destacou que os alunos vão mobilizar toda a comunidade escolar, já que ao serem eleitos ou escolhidos terão que expor as suas idéias e justificar o seu interesse em participar da atividade. “A mobilização nos colégios já começa neste mês. Até serem escolhidos os representantes, os estudantes irão debater suas propostas e defender seus projetos para a área”, explicou.
Ao defender a criação da Câmara Jovem, Alan salientou que a expectativa era de aproximar os jovens  da política. “Percebemos que a juventude não quer envolvimento com a política, principalmente em função dos escândalos que acontecem no cenário nacional. Queremos que os jovens conheçam a verdadeira função de um vereador, que é de legislar e fiscalizar a administração feita na sua cidade”, acrescentou. Segundo ele, a iniciativa vai ocorrer na Semana do Município para que se caracterize como uma atividade proposta pela cidade. “Já solicitamos, inclusive, que a Câmara Jovem conste na programação oficial das comemorações”, complementou.

COMPOSIÇÃO - Conforme Alan Wagner (PMDB), os alunos participarão das sessões juntamente com os vereadores. O plenário será composto da seguinte maneira: cada estudante vai retirar o nome de um parlamentar, através de sorteio, e irá ocupar a tribuna ao lado do que foi escolhido. “Quem pegar o nome do presidente da Casa, será o presidente; quem pegar o do secretário, será o secretário. A mesa diretora será formada assim”, resumiu. Já os partidos dos vereadores mirins serão fictícios. Eles poderão representar quatro siglas: a do ar (partido P.A.R), da água (partido P’ÁGUA), da terra (partido PERRA) e do fogo (partido POGO).