Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curso em favor da qualificao

Em tempos de crise financeira mundial, os requisitos para um município sonhar com a expansão industrial se reafirmam ainda mais. Um desses elementos indispensáveis para atrair novas empresas é sem dúvida uma mão-de-obra qualificada. E, neste sentido, Candelária está fazendo sua parte. Exemplo ilustrativo dessa realidade é o curso iniciado na manhã de ontem,em sala anexa ao Gabinete da Primeira Dama. Trata-se de um aprendizado básico de costura industrial proporcionado para 16 alunos através do programa Emancipar do governo estadual, desenvolvido no município através da secretaria municipal de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama. O curso será ministrado em 100 horas/aula pela instrutora Lisete Teresinha Lersch.
O início do curso foi acompanhado pelo prefeito Lauro Mainardi, a primeira-dama Jussara Mainardi e o coordenador de nível básico do Senai, Jair Hebert Na oportunidade, Jussara destacou o esforço da prefeitura em qualificar a mão-de-obra para combater o desemprego, em razão do que pediu a todos os participantes para aproveitar bem a oportunidade, considerando também que a procura foi grande. Já o representante do Senai foi taxativo na sua mensagem: “A mão-de-obra capacitada sempre tem boa procura. Escrevo e assino embaixo”. Por fim, o prefeito Lauro, dirigindo-se igualmente aos cursandos, disse ser uma oportunidade ímpar, considerando que poucos municípios do Estado se credenciaram a esse curso.
Falando em nome dos alunos, Maria Elci de Moraes Grehs, 34 anos, agradeceu a oportunidade de buscar uma melhor capacitação. Falando depois à reportagem da Folha, ela elogiou a iniciativa da prefeitura para garantir melhores oportunidades de emprego e até para favorecer a chegada de mais indústrias à cidade. A secretária municipal de Assistência Social, Leandra Sartori, informou que este é o terceiro curso trazido para Candelária neste ano através do Programa Emancipar. “O de pedreiro já terminou e está em andamento o de eletricidade predial”, acrescentou. Ela explicou, ainda, que o Emancipar oferece, além de cursos e oficinas, reuniões com as famílias. “Tudo com o objetivo de que as pessoas beneficiadas consigam se manter com seu próprio esforço, o que significa verdadeiramente alcançar a emancipação”, conclui.