Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Separao do lixo gera economia

Todo mês, a prefeitura paga, em média, R$ 33 mil pelo serviço de recolhimento e transporte do lixo. Este valor pode reduzir de acordo com a quantidade de resíduos que são levados até o aterro sanitário de Minas do Leão. Segundo o secretário Orlando Kochenborger, quanto mais se reciclar, menos despesa vai haver. “Tudo o que é recolhido vai para um centro de triagem, onde é feita a separação do que é ou não reciclado. Só vai para o aterro sanitário o que é orgânico; que não pode ser reaproveitado”, explica. “E se a população colaborar fazendo a correta separação, vai facilitar o trabalho de identificação, diminuindo a quantidade que precisa ser transportada”, acrescenta.
Em entrevista à Folha, o secretário explicou que maioria das pessoas deixou de selecionar o lixo depois que a coleta seletiva foi encerrada. “Mesmo que o serviço tenha parado, é importante que as pessoas coloquem em sacos separados porque na hora da triagem se faz esta seleção”, esclarece. Questionado sobre o término do recolhimento seletivo, ele explicou que o serviço foi criticado pelos catadores, que viam como uma “concorrência desleal”. “Para evitar atrito e garantir que estas pessoas tivessem sua renda assegurada com o recolhimento do material reciclável, a prefeitura optou por cancelar a coleta”, diz.
O destino correto do lixo, na avaliação de Kochenborger, está entre as ações que devem ser praticadas diariamente em benefício do meio ambiente. A preservação, conforme ele, não se limita ao combate do desmatamento ou das queimadas; é uma prática constante. É com esta premissa que a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está lançando o Manual do Consumo Consciente nas escolas. Trabalhado inicialmente no Lepage e no Colégio Medianeira, o assunto será debatido com os demais alunos.

PERSONAGEM - De fácil leitura, o material traz dicas práticas e simples sobre reciclagem, uso correto de eletrodomésticos para economizar energia e apresenta a política dos três “R”, que significa reciclar, reutilizar e reduzir. Como forma de chamar atenção das crianças e de despertar interesse pelo assunto, a secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente utiliza um personagem já conhecido, o professor Preservino Natureba, que em 2007 estampou a cartilha da coleta seletiva. 

INTERIOR - A prefeitura também mantém o recolhimento de lixo seco no interior. Ao todo, são seis roteiros que incluem aproximadamente 2.600 pessoas. A coleta é mensal e previamente divulgada nos jornais e nas rádios.