Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Turismo, aposta para o desenvolvimento

Conhecido como a indústria sem chaminé, o turismo é valorizado como uma atividade econômica de grande importância em todo o mundo pelas altas receitas que gera direta ou  indiretamente e também pelos empregos que cria. Várias regiões do país fazem do turismo uma das principais fontes de arrecadação, levando em conta que o Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul. O chamado turismo doméstico também representa uma parcela fundamental para o setor, segmento que alimenta a grande maioria dos destinos turísticos do país. Para uma nação com tantas riquezas, sobretudo naturais, de fato não faltam opções de locais para conhecer e visitar. Por isso, tornar-se efetivamente um destino turístico não é uma tarefa fácil para a grande maioria dos municípios brasileiros.
Esta realidade também alcança  Candelária, cujo potencial turístico é destacado de geração em geração ao longo de seus 84 anos como município. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, a potencialidade por si só não é suficiente para alavancar o turismo e transformá-lo em fonte de receita expressiva no município. Segundo argumenta, é necessário agregar investimentos tanto do poder público como privado e também uma maior consciência coletiva de que o turismo pode, de fato, tornar-se um instrumento de desenvolvimento.
Neste aspecto, o secretário identifica avanços que, se de um lado ainda não são os esperados, ao menos sinalizam caminhos que podem levar a resultados bastante positivos para o setor. O roteiro turístico Caminho dos Tropeiros é citado por Mallmann como exemplo de evolução, uma vez que, segundo ressalta, reúne investimentos da municipalidade e de empreendedores. Além disso, acrescenta, a rota também é resultado de uma parceria entre prefeitura, Emater, Sindicato Rural/Senar e a agência Rota Aventuras. O secretário explica que embora o roteiro já esteja sendo comercializado, ainda está recebendo melhorias que estão sendo debatidos entre os parceiros. Ontem mesmo, cita, ocorreu uma reunião na Casa de Cultura em que foram discutidas questões relativas ao funcionamento da rota.

EMBELEZAMENTO DA CIDADE - Uma aposta que igualmente está gerando boa repercussão e bons resultados também para o turismo é o projeto de embelezamento da cidade liderado pela primeira-dama Jussara Mainardi. Segundo o secretário Mallmann, além de melhorar a relação da comunidade com a cidade onde vive, a iniciativa tem atraído muitos visitantes, especialmente em datas como a Páscoa e o Natal. “O mérito deste trabalho é da dona Jussara e de sua equipe, que merece o reconhecimento da comunidade”, enfatiza o secretário, que adianta que o esforço de decoração irá continuar, devendo, inclusive, ser incrementado ainda mais. Observa, neste sentido, que o Natal já está sendo planejado pelo gabinete da primeira-dama. Da mesma forma, acrescenta Mallmann, a programação cultural natalina também já recebe atenção. Segundo observa, essa programação tem se tornado um complemento importante do clima natalino criado pela ornamentação, sendo igualmente responsável pela vinda de visitantes à cidade.

TURISMO DE AVENTURA -  Outra opção que está conquistando espaço no município é o chamado turismo de aventura. Neste aspecto, o secretário destaca a importância do surgimento de empreendedores como Ruy Francisco Kellermann Júnior, proprietário da empresa Rota Aventuras. Com boa estrutura, a Rota Aventuras oferece atividades como rafting e rapel para quem deseja exercitar seu espírito de aventura e experimentar um pouco de adrenalina. Informações adicionais, incluindo outras modalidades de esporte de aventura constam no site www. rotaaventuras.com.br ou através dos fones 3743-1295 e 8453-6305.