Logo Folha de Candelária
Geral 23/11/2023 17:46
Por: Charles Silva

Prefeitura promoverá 1º Concurso Escolar de Teatro

A iniciativa do Comitê Transversal da Secretaria Municipal de Educação será composta por seis escolas municipais e tem como objetivo a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência e o preconceito por meio da arte

A prefeitura de Candelária, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá promover o 1º Concurso de Teatro do Comitê Transversal, uma iniciativa com o objetivo de promover a igualdade de gênero por meio da arte. O evento, marcado para o próximo dia 06 de dezembro, será realizado na quadra da Escola Percílio Joaquim da Silveira, localizada na Vila Fátima, e contará com a participação de seis escolas do município: Adão Jaime Porto, São Paulo, La Salle, Francisco Hübner, Cristo Rei e a anfitriã, Percílio Joaquim da Silveira.

Cada escola terá a oportunidade de inscrever uma equipe composta por 5 a 12 membros do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, coordenados por um professor. Com até 15 minutos de apresentação, as equipes abordarão eixos temáticos relevantes, como a desigualdade salarial, violência contra a mulher, gênero e maternidade, divisão sexual do trabalho, representatividade feminina nos espaços do poder, direitos reprodutivos e questões étnico-raciais.

Apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte e Câmara de Vereadores de Candelária, nesta edição, a participação da comunidade não será possível devido à capacidade da escola, mas a expectativa é que o evento seja bem-sucedido para, nas próximas edições, ser aberto a toda a população.

O concurso não apenas premiará as melhores apresentações, atores, atrizes, cenários e figurinos, mas também proporcionará distribuição de livros aos participantes. As três primeiras colocadas terão a oportunidade de realizar uma visita à UFSM para conhecer o planetário e o jardim botânico. Para abrilhantar ainda mais o evento, o grupo de teatro da Escola Christiano Affonso Graeff, coordenado pela professora Lilian da Christiano fará a apresentação de abertura, com a peça “Bullying: valentão??? Aqui não”. O concurso promete ser um marco na promoção da igualdade de gênero por meio da expressão artística e educacional em Candelária.