Logo Folha de Candelária
Geral 04/03/2021 17:57
Por: Redação

Em lockdown, somente quatro setores poderão funcionar no fim de semana

Medida passa a vigorar às 20h desta sexta, 05.

A determinação da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), para que a região adote a partir desta sexta, 5, o lockdown, mudará a rotina da população ao longo do fim de semana na região dos vales.

Com a medida, o comércio em geral terá que permanecer fechado, sendo permitido apenas o funcionamento de farmácias e drogarias, distribuidoras de gás, postos de combustíveis (menos as lojas de conveniência, lanchonetes e restaurantes) e pet shops e agropecuárias para comercialização exclusiva de medicamentos e ração.

O decreto oficial, com o detalhamento do lockdown em Candelária, deve ser publicado nesta sexta, já que algumas flexibilizações ficaram a cargo da realidade de cada município. No entanto, o coordenador do Coe Covid Municipal, Jorge Mallmann, adiantou alguns pontos que estarão no documento, dentre eles, que o descumprimento do decreto acarretará em multa ao proprietário do estabelecimento. Importante ressaltar ainda, que a fiscalização será reforçada ao longo do fim de semana com a formação de uma força-tarefa. O lockdown terá início às 20h de sexta e encerrará às 5h de segunda, 8.

Confira como ficam alguns serviços:

Supermercados: fica autorizado o funcionamento dos minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues e outros estabelecimentos até as 20 horas. A atividade principal deve ser a venda de produtos alimentícios de primeira necessidade. O atendimento fica limitado a no máximo uma pessoa por família, observando os protocolos de higiene, saúde e distanciamento controlado. As pessoas pertencentes aos grupos de risco devem evitar os deslocamentos.

Feiras rurais: não funcionam no período de lockdown.

Restaurantes, trailers, food trucks, lanchonetes e lancherias: Os estabelecimentos da área da alimentação, tais como restaurantes, trailers, food trucks, lanchonetes e lancherias, ficam autorizados a funcionar, exclusivamente por meio de telentrega, até às 22 horas.

Bancos e lotéricas: não abrem, mas os caixas eletrônicos estarão operando.

Missas e cultos: as celebrações religiosas são vedadas pelo Decreto Municipal.

Táxi e motorista de aplicativo: não podem atuar. O decreto prevê apenas transporte coletivo e de cargas.

Transporte coletivo: fica vedada a redução de frota de veículos que implique o aumento da aglomeração de passageiros. Usuários devem estar de máscara e as janelas dos veículos devem estar abertas. O embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo intermunicipal ocorrerá exclusivamente na Rodoviária, que atuará em regime de plantão, com número reduzido de servidores..

Indústria: será permitido o trabalho para as indústrias que atuem em regime de turnos, com mais de 100 funcionários. Indústrias com menos de 100 funcionários que podem funcionar: indústria e distribuidora de equipamentos médicos, indústria da alimentação, cujo funcionamento ocorra 24 horas por dia, e indústria conserveira e atividades em câmeras frias.

Circulação de pessoas nas ruas: fica proibida a permanência de pessoas em locais públicos abertos, sem controle de acesso, tais como praças, parques, canteiro central de avenidas e outros espaços similares.