Logo Folha de Candelária
Geral 05/06/2019 14:19
Por: Luciano Mallmann

Dia Mundial do Meio Ambiente: o futuro que teremos só depende de nós

Evento, realizado na manhã desta quarta, apresentou à comunidade o projeto Ambienta Candelária

  • Ao final, um mutirão para coleta de eletroeletrônicos foi realizado na rua coberta
  • Albino Gewehr divulgou lista dos ecopontos, os locais de coleta de  materiais mais específicos
  • Engenheira ambiental Camila Fröhlich discorreu sobre papel fundamental da coleta seletiva
  • Autoridades de diversos segmentos estiveram presentes no evento

Ocasiões importantes exigem solenidade. E cerimônia foi o que não faltou na manhã desta quarta, 5 de junho, no evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente em Candelária, organizado em uma parceria entre a prefeitura, o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Saúde e a Acic – Associação de Comércio e Indústria de Candelária. A primeira parte do evento foi realizada no auditório da Acic, a partir das 9h.

Com a presença de diversas autoridades ligadas à prefeitura e vereadores, diante de um público formado em sua maior parte por estudantes, o primeiro a se manifestar foi o prefeito Paulo Butzge, que, entre outros assuntos, discorreu sobre a importância fundamental de cuidar do lugar onde se vive e adotar medidas sustentáveis. Nesse sentido, o chefe do Executivo candelariense apresentou oficialmente o projeto “Ambienta Candelária”. Em seguida, o secretário de Administração, Dionatan Tavares, dirigiu-se em especial aos jovens presentes, explicando o funcionamento dos diversos segmentos da campanha (leia reportagem mais completa na edição da Folha desta sexta-feira, 7 de junho, com a relação completa dos ecopontos de coleta).

Após Tavares concluir sua explanação, a engenheira ambiental Camila Fröhlich discorreu sobre a importância da coleta seletiva, que, segundo ela, foi muito bem recebida pela comunidade candelariense. Camila expôs um ponto de vista positivo do passo que Candelária deu ao adotar esse método de recolhimento, já amplamente difundido nas grandes cidades. E ressaltou a importância, dentro de um significado mais amplo de meio ambiente, de cada ser humano se incluir nessa definição, constituindo, em resumo em outras palavras, a soma do que existe de natural no planeta. Albino Gewehr, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, informou aos presentes os ecopontos, ou seja, os locais onde, a partir de agora, deverão ser descartados diferentes materiais como pneus, lâmpadas, medicamentos, pilhas, entre outros.

Encerrados os pronunciamentos, o público e as autoridades se deslocaram até a rua coberta, onde foi organizado um mutirão para coleta de eletroeletrônicos e materiais diversos, sendo doadas mudas de árvores a quem descartou material no local.