Logo Folha de Candelária
Geral 07/10/2019 09:36
Por: Redação

Grupo de teatro Cooper Arte & Manha encanta os pequenos no mês da criança

Os dias 2 e 3 de outubro com certeza ficarão nas memórias de inúmeras crianças que assistiram, no salão da Comunidade Sinodal, às peças infantis apresentadas para alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais das escolas do município. A iniciativa foi uma parceria entre a secretaria municipal de Educação e o grupo Cooper Arte & Manha, da Escola Christiano Affonso Graeff. Para a Educação Infantil, foi apresentado o musical “Chapeuzinho Vermelho”. Para os Anos Iniciais, a atração foi a peça “Astrogildo, o Urubu Vegetariano”. Entre os objetivos da iniciativa estão promover um momento cultural aos alunos das escolas municipais e, ao mesmo tempo, divulgar o trabalho da Cooperativa Escolar Cooper Arte & Manha.

Coordenado pelas irmãs Lilian e Lisandra Schünke, os atores do grupo se reúnem para ensaios todas as quartas-feiras, na Escola Christiano Graeff. De acordo com as palavras de Lilian, o teatro tem sido a maneira que mais lhe permitir ter retorno do seu trabalho, pois, como se sabe, a educação vive uma situação delicada em todo o país. Mas não é apenas em função dessas dificuldades. Segundo Lilian, “o teatro possibilita esse encantamento que só pode ser possível por meio da arte. É óbvio que a escola é a semente. Porém, com os ensaios se pode trabalhar muitas coisas”, afirma a professora e também atriz e diretora teatral. Ela se refere a aspectos como a desinibição, a expressão facial e corporal, ou seja, toda uma série de fatores que possibilitam uma melhora plena na autoestima dos alunos.

Tudo isso é feito de um modo em que um ajuda o outro, ressalta Lilian. E ela tem experiência suficiente para testemunhar que, a médio e longo prazos, o aluno que participou dessas oficinas se tornou mais colaborativo, um cidadão melhor. “Como um diamante lapidado”, compara ela. Lilian já adianta que no próximo dia 9 haverá, na Biblioteca Pública Municipal Fabiana Faber, um evento também alusivo ao mês da criança: um momento reservado à narração de histórias e à valorização do livro. Todos os pequenos estão convidados.