Logo Folha de Candelária
Geral 16/09/2024 19:46
Por: Arthur Mallmann

Solenidade marca retomada das obras na ERS-410

Segundo o vice-governador Gabriel Souza, asfaltamento será concluído em um prazo máximo de 2 anos e verba já está reservada

Após quase três décadas de espera, a comunidade candelariense volta a sonhar com a conclusão do asfaltamento da ERS-410. Centenas de pessoas lotaram o Ginásio do Pinheiro na tarde desta segunda, 16, para acompanhar o anúncio, que foi oficializado na presença de autoridades estaduais, como o vice-governador Gabriel Souza, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Adolfo Brito e o secretário de Logística e Transportes Juvir Costella. O secretário de Administração Jorge Mallmann (representando a prefeitura) e a presidente da Acic Ivânnia Portella de Moraes completaram a mesa.

O secretário Juvir Costella reafirmou o compromisso do governo com a infraestrutura de transporte no estado, garantindo que a empresa responsável pelas obras, a RGS Engenharia, está preparada para entregar a rodovia em até dois anos. Ele ressaltou a importância da obra para a produção agrícola da região e garantiu que os recursos já estão assegurados para a conclusão.

Por sua vez, o deputado Adolfo Brito, figura ativa na luta pela conclusão da rodovia, reforçou que a ERS-410 é uma conquista dos moradores, agricultores e empresários que dependem de uma infraestrutura de qualidade para escoar a produção e promover o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que o projeto não pertence a um governo específico, mas à comunidade, que há anos espera pela realização desse sonho.

Por fim, o vice-governador Gabriel Souza destacou o compromisso do governo em finalizar todas as obras iniciadas, enfatizando que a ERS-410, além de ser um sonho antigo da população local, será um importante eixo de desenvolvimento econômico para a região. Ele garantiu que a verba já está reservada para a obra. Segundo o vice-governador, até o fim do ano, serão destinados R$ 1 milhão por mês para o asfaltamento; e, a partir de 2025, R$ 2 milhões por mês. O projeto prevê que os 19km que restam ser asfaltados serão concluídos em até 2 anos.

O ato de início das obras foi realizado no dia 20 de setembro de 1994 com a presença do então secretário de Obras do Governo Alceu Collares, Rubem Lahude. Desde então, apenas 8 km do trecho foram asfaltados.

A cobertura completa da solenidade poderá ser vista na edição impressa da Folha.