Logo Folha de Candelária
Geral 26/09/2019 15:09
Por: Redação

Via Streaming: confira novas sugestões de filmes e séries

Leia hoje sobre os lançamentos "Sombra Lunar", "Master of None" e "Living Undocumented"

Dica da semana: “Master of None”

Consagrada série da Netflix conta de forma cômica alguns dos grandes dilemas da vida

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

Ser adulto no Século XXI não é nada fácil. Os gastos com faculdade, moradia, alimentação e vida social pesam muito na conta de uma geração que acaba gastando bem mais do que pode e se transborda de dívidas. Nesse sentido, algumas decisões importantes na vida da pessoa, como se casar, comprar uma casa ou ter filhos passam a ser analisadas sob uma ótica bem diferente de algumas décadas atrás. Diante desses dilemas, a série “Master of None” faz uma análise de algumas dessas situações bem diluída em comédia. A produção original Netflix tem atualmente duas temporadas disponíveis, com possibilidade de renovar para uma terceira.

Escrita e estrelada pelo comediante norte-americano Aziz Ansari, a produção gira em torno de Dev, um filho de indianos que vive de pequenos comerciais televisivos. Aos 32 anos, o protagonista tem plena consciência de que, nas gerações anteriores, sua idade já demandava estar casado e com filhos. E ele não só não tem nenhum dos dois como não faz a menor ideia de que rumo sua vida irá tomar, até que algumas pessoas surgem em sua vida para lhe dar alguma direção.

Com o passar do tempo, Dev começa a entender melhor o que é ser adulto e tenta colocar a vida nos trilhos, mas nem ele sabe se está fazendo o melhor para seu futuro. O tempo não está (e nunca esteve) a seu favor, e, para não estar fadado à solidão, ele acredita que tem que se decidir logo sobre o que fazer da vida. Mas como saber se os caminhos escolhidos são os certos? Para quem responde que "só o tempo dirá", é bom lembrar que ele não tem mais tempo.

“Master of None” não é uma série de orçamento incrível nem com um elenco repleto de estrelas. Tirando Ansari, que também é o produtor, nenhum dos outros atores é extremamente badalado no meio, mas a qualidade do roteiro foi fundamental para a grande quantidade de prêmios concedidos à série. Por mais que bem disfarçados em comédia, os capítulos da vida de Dev são repletos de conteúdo e decisões presentes na vida de qualquer pessoa que tem que lidar com algum grau de independência.

Link para o trailer de “Master of None”: https://www.netflix.com/watch/80081221

Na Sombra do medo

Produção de Selena Gomez para Netflix retrata o cotidiano de famílias que vivem ilegalmente nos Estados Unidos

Atraídos pela possibilidade de uma vida melhor, todos os dias milhares de latino-americanos cruzam a fronteira do México com os Estados Unidos. Na maioria das vezes, estas pessoas não possuem passaportes ou vistos que autorizem sua permanência no país, o que torna o processo ilegal e extremamente perigoso, pois a qualquer momento podem ser descobertos e deportados. Apesar da administração Obama ter reconhecido a problemática e endurecido a fiscalização, durante a administração de Trump ficou claro que não haveria mais tolerância. Desde abril de 2019, foi posta em prática a política que criminaliza todo imigrante adulto sem documentos e permite encarcerá-lo até que o caso seja avaliado por um juiz. Como não são aceitas crianças nessas instituições, estas são separadas dos pais. Essa medida produziu cenas impactantes que chocaram o mundo e trouxeram antigas questões à tona. Para retratar esse drama de maneira vívida, chega dia 02 de outubro o documentário original Netflix, “Living Undocumented”.

Com produção da cantora e atriz Selena Gomez, a série acompanha a vida de oito famílias que residem ilegalmente nos Estados Unidos e, apesar de correrem o risco de serem deportadas, expõem seus cotidianos para as câmeras. Seu objetivo é reiterar as falhas presentes no sistema de imigração dos Estados Unidos e realçar a importância do trabalho realizadas por estas pessoas, condenadas a passar os dias com medo em prol do sonho americano. Além de enfatizar a dificuldade que é obter um visto norte-americano sem ser branco. Para isso, “Living Undocumented” procura trocar a abordagem convencional do tema, repleta por estatísticas e figuras políticas, pelo próprio depoimento dos imigrantes. Apesar de não revelar as identidades verdadeiras dos entrevistados, os relatos são suficientemente comoventes para que o espectador sinta empatia e, dessa forma, passe a ser consciente dessa realidade paralela que vive nas sombras.

Link para o trailer de “Living Undocumented”: https://youtu.be/WSGBP-Z4UXI

Um caso sem explicação

Novo filme da Netflix, “Sombra Lunar” mistura suspense com ficção científica em uma investigação policial repleta de reviravoltas

Uma mistura de investigação policial, thriller psicológico e ficção científica, a nova produção original da Netflix - "Sombra Lunar" - estreia na plataforma no dia 27 de setembro. O filme de aproximadamente 115 minutos de duração foi dirigido por Jim Mickle e contou com a participação de atores conhecidos, como Michael C. Hall (o célebre protagonista de "Dexter"), Boyd Holbrook ("Narcos") e Cleopatra Coleman ("The Last Man on Earth").

O longa é ambientado na Filadélfia e se passa, em um primeiro momento, no ano de 1988, quando três corpos, todos mortos da mesma forma e com marcas no pescoço, são encontrados pela cidade. Por conta da semelhança entre os crimes, a polícia levanta a suspeita de que todos eles foram cometidos pela mesma pessoa, ou seja, haveria um serial killer a solta. Porém, uma coisa enfraquece essa teoria: os assassinatos ocorreram com apenas minutos de diferença e em lugares muito distantes da cidade. A partir daí o filme já começa a mostrar a sua parte mais voltada para a ficção, ao desafiar a lógica científica. Entretanto, a parte mais contraditória do filme ainda está por vir.

Nove anos depois do crime, novas mortes idênticas às anteriores são descobertas. O que até poderia ser considerado normal, se a suspeita de ter cometido os assassinatos não tivesse sido atropelada por um trem anos antes durante uma perseguição policial. Por conta dessa situação, o oficial Thomas Lockhart e o detetive Holt se juntam para tentar solucionar esses misteriosos casos que, aparentemente, não possuem nenhum fundamento lógico. Obcecado por encontrar a verdade, Lockhart vai colocar em risco a carreira, sua família e a própria sanidade mental. Com uma premissa instigante, que também conta com uma possível viagem no tempo, “Sombra do Lunar” tem tudo para se tornar um sucesso entre o público da Netflix.

Link para o trailer de “Sombra Lunar”: https://youtu.be/OBBxLdKpThk

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook em www.facebook.com/colunaviastreaming