Por: Arthur Mallmann
Candelária avança na criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial
Representantes do Coletivo Umoja se reuniram com a Secretaria de Turismo, Cultura e Cidadania para articular políticas públicas voltadas ao combate ao racismo
Na manhã da última quinta, 3, uma importante reunião foi realizada na Secretaria de Turismo, Cultura e Cidadania de Candelária. O encontro teve como pauta principal a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), uma iniciativa voltada à valorização da diversidade e ao combate ao racismo.
Participaram da reunião o presidente do Coletivo Antirracista Umoja, Carlos Oliveira; Juliana Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da OAB de Candelária; e demais membros do coletivo. Recebendo o grupo, estiveram presentes a secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros; a diretora de Turismo, Lidiane Oliveira; e a turismóloga Paola Katriny.
As representantes da Secretaria prontamente manifestaram apoio à causa e à criação do COMPIR, colocando a estrutura da pasta à disposição para colaborar tanto na formalização do conselho quanto na realização de eventos voltados à promoção da igualdade racial.
“A criação do conselho trará visibilidade para esta luta, tão necessária e urgente”, destacou Cleonice. Ela também reafirmou o compromisso da Secretaria de Turismo, Cultura e Cidadania com a pauta, garantindo apoio institucional nas próximas etapas.