Logo Folha de Candelária
Geral 24/11/2017 14:38
Por: Jorge Mallmann

Eleitores têm até o dia 13 de dezembro para fazer o recadastramento biométrico

Comparecimento dos moradores da cidade continua sendo abaixo do esperado. Prazo não será prorrogado e quem não se recadastrar terá o título cancelado

  • Por enquanto, o atendimento ainda é tranquilo. Mas nos últimos dias é certo que haverá filas e esperas mais prolongadas
  • Durante essa semana, o atendimento no cartório eleitoral alcançou uma média de cerca de 100 por dia

O trabalho de recadastramento biométrico dos eleitores de Candelária, iniciado em março deste ano, está chegando na reta final. E o comparecimento no Cartório Eleitoral da cidade, principalmente dos eleitores da cidade, continua abaixo das expectativas, deixando antever uma correria para os últimos dias. O prazo para fazer o novo cadastro encerra no próximo dia 13 de dezembro e, segundo o chefe do Cartório Eleitoral local, Rodrigo Collar, não haverá prorrogação. Para os desavisados, é oportuno lembrar que essa revisão é obrigatória para todos os que ainda querem votar ou ser votados. Quem não atualizar seus dados pelo novo sistema até o fim do prazo terá seu título eleitoral cancelado, podendo ainda sofrer outras sanções. A fim de organizar melhor e priorizar atendimentos, o cartório eleitoral estabeleceu etapas para os eleitores do interior e depois da cidade. O foco agora, segundo Rodrigo, é atrair todos os que ainda não compareceram, independente do local em que moram. 
Atualmente, o município possui 24.450 eleitores inscritos e a meta inicial era atingir ao menos 80% deste contingente, o que representaria em torno de 19.550 votantes registrados. Pelas amostragens disponíveis até o momento, Rodrico Collar já tem certeza que a meta não será alcançada. A nova projeção indica chegar a um patamar de 75% do total atual, índice que a se confirmar, reduzirá o número de eleitores para cerca de 18.300. O chefe do cartório salienta que a queda está, na maior parte, entre os eleitores da cidade, considerando que no interior, em quase a totalidade dos locais de votação, o comparecimento chegou a 80%. Neste sentido, destaca que na seção localizada no Cortadinho, o recadastramento atingiu 100% dos 87 eleitores registrados. Em compensação, no Colégio Ulbra/Concórdia, onde estão registrados 1.173 eleitores, o recadastramento até aqui chegou a apenas 57%. No Clube Rio Branco, esse percentual chegou a 62%, no Colégio Medianeira 66%, e na Escola Penedo 64%. Esses endereços, frisa Rodrigo, figuram entre os maiores locais de votação em número de eleitores registrados. Questionado a respeito das razões do baixo comparecimento, Rodrigo acredita que, efetivamente, muitas pessoas estão deixando a providência para os últimos dias. Mas entende, por outro lado, que o total atual de eleitores registrados também contempla várias pessoas que efetivamente não moram mais em Candelária. 
Em números absolutos, até o meio da semana, o recadastramento biométrico registrou um índice de 69%, o que corresponde a aproximadamente 16.800 de cadastros revisados. Na média dos últimos dias, são recadastrados entre 95 a 100 eleitores diariamente, número que não gera grandes transtornos e esperas mais prolongadas. Mas isso deverá mudar à medida que o final do prazo se aproxime. “Com certeza, nos últimos dias teremos fila no cartório”, observou Rodrigo. Uma das perguntas mais frequentes, segundo o chefe do cartório, é se o recadastramento é obrigatório para quem tem mais de 70 anos. A respeito, esclarece que para essa faixa etária a revisão é opcional. Mas lembra que quem quiser seguir votando nas eleições - inclusive nas municipais -, terá que obrigatoriamente fazer seu recadastramento. Por fim, Rodrigo faz um especial chamamento para quem ainda não fez a nova inscrição para comparecer o quanto antes e, assim, evitar maiores transtornos. O cartório eleitoral está localizado na av. Mal. Deodoro, 432, junto ao prédio da Acic. Os telefones para contato são 3743-1899 e 3743-1339. Fica fácil concluir que ou o eleitor vai logo ao cartório e aí levará poucos minutos para regularizar seu título ou deixa para o fim, submetendo-se a uma espera que pode se prolongar por horas.