Logo Folha de Candelária
Geral 18/07/2020 10:54
Por: Redação

O sucesso da live cultural dos 95 anos

Evento sem público com a Orquestra de Candelária e outros núcleos da Accev registrou intenso engajamento, medido por quase mil comentários e 13 mil visualizações

Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do coronavírus, a cultura está se reinventando. E uma das apostas do setor são as lives, as transmissões ao vivo pela internet. E os resultados, muitas vezes, são surpreendentes. É o que aconteceu com a Live Cultural dos 95 anos de Candelária, realizada na noite de sexta, 17, no Clube Rio Branco, sem a presença de público. A realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, da Accev (Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo) e do Sesc, teve seu sucesso medido por diferentes fatores. O mais expressivo foi o impressionante engajamento registrado na página do Facebook da Imprensa da Prefeitura, comprovado por quase 1.000 comentários e, pelo menos, 13.000 visualizações. E as impressões recolhidas dos comentários são as mais eloquentes para dimensionar o sucesso da live cultural. Moradores de Candelária, de outras cidades e até de fora do Rio Grande do Sul e o do país acompanharam o evento comemorativo ao aniversário do município.

A live foi aberta pelo secretário de Cultura do município, Jorge Mallmann, que convidou as soberanas do município para apresentar seu novo traje de passeio, confeccionado pelo estilista Flávio Soares, com recursos da Expocande. O traje causou boa impressão, gerando muitos elogios. A rainha Marina Aggens e as princesas Gabriele Bredow e Priscila Moraes entraram de máscara, em respeito aos protocolos de saúde, e deram, cada uma, o seu recado de boas vindas ao público que estava acompanhando a live. Depois, a rainha Marina acompanhou o secretário na apresentação, iniciada com o Coral Municipal, entoando o Hino a Candelária. A apresentação não se deu de forma presencial, mas com cada integrante em sua casa, através de plataforma específica para gravação de vídeo musical. Da mesma forma, foi anunciada uma apresentação do Grupo Dançarthe. A banda do Pelotão Mirim também participou, fazendo o encerramento com a execução do Hino Rio Grandense. Mas um show a parte foi mesmo da Orquestra de Candelária, que mostrou mais uma vez porque conquista as plateias em que se apresenta. Um show digno de muitos aplausos que, de fato, ocorreram, mas de forma virtual.

VÍDEO DA APRESENTAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL – Quem não assistiu o show ainda poderá assisti-lo. O vídeo da apresentação está disponível na página do Facebook da Prefeitura e também no perfil da Folha na mesma rede social.

PROTOCOLOS DE SAÚDE – Durante a apresentação, foi esclarecido que o evento cumpriu as determinações e protocolos de saúde exigidas pela prevenção ao coronavírus. A orquestra e o pelotão mirim se apresentaram com formações reduzidas e com observação de uma distância entre os integrantes. Os instrumentos musicais foram higienizados e quem podia usou máscaras de proteção.