Logo Folha de Candelária
Opinião 19/07/2021 15:45
Por: Odete Jochims

Por Erni Bender: lá vou eu com o que Deus me deu

Resolvi que a hora de viajar está chegando: em breve vou para Panambi

  • O Museu Militar tem um acervo aproximado de 165 viaturas,

Não sei vocês, mas eu estou louco pra viajar. Eu sei que ainda estamos vivendo na pandemia, sei que ainda não temos 100% de segurança, mas comecei a fazer planos pra minha próxima aventura ao lado de minha fiel escudeira, a Miriam, e estou planejando conhecer Panambi.

Já conheço muito do território gaucho, andei nos quatro cantos, mas tem alguns lugares que passei perto, mas não cheguei, e Panambi é um deles. Com as vacinas sendo aplicadas em ritmo acelerado, e que bom que seja assim, resolvi que a hora de viajar está chegando: em breve vou para Panambi. Além de ter um primo morando lá, é uma cidade a se conhecer e, de quebra, tem um Museu Militar que há muito tempo quero visitar.

Segundo dados que obtive na internet, na página do Museu que foi fundado em 18 de novembro de 2009, sendo seu fundador Seffersson Steinforff, um dos maiores colecionadores de viaturas militares do Brasil. O Museu tem um acervo aproximado de 165 viaturas, e entre outras atrações, destacam-se dois Boeings 737-300, sendo um ambientado em sala de cinema e biblioteca, e o outro em sala de exposição de artefatos militares históricos. Uma verdadeira aula de cultura e conhecimento, memória de nosso país e, pra quem gosta, um “prato cheio”.

Além de conhecer o museu, tenho em Panambi laços familiares com o primo Roque Hendges e, portanto, mais do que um bom motivo pra visitar esta cidade. O Rio Grande do Sul tem inúmeras belezas naturais e artificiais, que merecem ser visitadas segundo meu amigo Henrique Witeck, com olhos de quem quer ver, e acreditem, as belezas do Rio Grande são de encher o coração da gente de orgulho de morar num estado exponencial. Vá viajar, a vida é uma só e passa muito rapidamente, e são muitos lugares bonitos pra visitar. Não precisa de muito dinheiro, os locais geralmente são perto, basta muitas vezes querer, ir com olhos de quem quer ver, e curtir tudo o que a vida oferece, e que não custa absolutamente nada. Viver é de graça, pra quem enxerga graça nas coisas que vê!!!