Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O jardim do velho pai

O jardim do velho pai
Um velho, que vivia sozinho, queria fazer seu próprio jardim. Mas como não tinha forças para cavar a terra, precisava de ajuda de seu filho. Mas este, que o ajudaria, encontrava-se na prisão. O velho então escreve ao filho: “Filho, parece que não vou poder plantar meu jardim este ano. Estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema. Papai”.
Pouco depois o pai recebe o seguinte telegrama: “Pelo amor de Deus, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos”.
As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes da polícia apareceram e escavaram o jardim inteiro, sem encontrar corpo algum. O velho então escreveu uma carta ao filho contando o que acontecera. Recebeu a seguinte resposta: "Plante seu jardim agora, papai. Isso foi o máximo que eu pude fazer, por enquanto'.
Nada como uma boa estratégia para se conseguir coisas que parecem impossíveis. Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional...

Abra os olhos para o que você tem de bom
Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade, de fato, um sítio, que lhe dava muito trabalho e despesa.
Reclamava que era um homem sem sorte, pois suas propriedades davam-lhe muita dor de cabeça e não valia a pena conservá-las. Pediu então ao amigo poeta para redigir um anúcio de venda de seu sítio, pois acreditava que, se ele descrevesse sua propriedade com palavras bonitas, seria muito fácil vendê-la.
E assim Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto: "Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".
Meses depois, o poeta encontrou o amigo e perguntou-lhe se havia vendido o sítio. "Nem pensei mais nisso", respondeu ele. "Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía".
Algumas vezes, só conseguimos enxergar o que possuímos quando pegamos emprestado os olhos alheios. Para que sua família se transforme, abra os olhos para o que você tem de bom.