Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Confirmados os shows da Festa da Colnia

O sucesso experimentado na primeira edição deixou um “gostinho de quero mais”. Por isso, a Festa da Colônia será reeditada no próximo fim de semana com o mesmo formato, que inclui produtos coloniais típicos e shows musicais. Se a fórmula é a mesma, o mesmo não se pode dizer do local. Buscando um espaço mais amplo, a festividade vai trocar a rua Andrade Neves - palco da primeira edição - pela rua 7 de Setembro, ao lado do Colégio Ulbra/Concórdia. A promoção é da Prefeitura e RBS TV e a  realização da Associação Cultural de Candelária Érico Verissimo. Também conta com o apoio da Emater e patrocínio das Lojas Cerentini, Supermercado Moura, Farinha Garota, Café Tucano, CFC Machaddo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Ulbra-Cachoeira do Sul, Lojas Casarão Verde, Acic e Cia. do Evento.

DESFILE - Ontem os organizadores divulgaram as principais atrações musicais da festa. Na programação (veja quadro), destaque para a Orquestra La Montanara e a Banda Santa Cruz (veja quadro). Outra atração da Festa da Colônia será o desfile típico programado para o domingo, 19, a partir das 9h da manhã, com saída do Monumento ao Colono, no bairro Rincão Comprido. Além do desfile temático alusivo ao colono, a movimentação também abrirá espaço outra vez aos motoristas, classe que igualmente será homenageada, com direito à bênção de veículos e de condutores. Empresas e motoristas interessados em participar do desfile podem se inscrever na Casa de Cultura (fone 3743-2453) ou simplesmente se dirigir ao Rincão Comprido no domingo, a partir das 9h.

As atrações
Orquestra La Montanara
A Orquestra La Montanara iniciou sua história em março de 1994, contando com oito músicos oriundos das escolas de música de Teutônia. As primeiras apresentações foram nos tradicionais bailes de kerb, bailes de corais, encontro de grupos de danças alemãs e casamentos. O nome do grupo foi inspirado na música “La Montanara”, do Coral Santa Helena. Lentamente, a personalidade e o estilo da banda foi se consolidando. A música tradicional alemã era o foco principal do repertório. Dobrados, marchas e valsas eram tocados com muito entusiasmo, para alegria de todo público. A juvenilidade dos músicos era fator de destaque, pois na época, poucos jovens mostravam interesse em resgatar o repertório tradicional. Já no seu primeiro ano de existência, em 1995, a Orquestra La Montanara lançou o seu primeiro CD, entitulado “Unser Kerb”. Tendo já incorporado dois saxofones à formação original, em setembro de 1996 a orquestra ganhou bateria e baixo, deixando de usar o ritmo eletrônico. A evolução prosseguiu e, a partir dos anos 2000, a La Montanara tornou-se um nome conhecido, animando os mais tradicionais kerbfest, bailes de chopp e oktoberfest no Estado e fora. Em maio de 2005, “No Colinho do Alemão” tornou-se o quinto CD do grupo, tornando-se logo marco de um novo momento de sucesso da orquestra. Depois desse vieram mais dois trabalhos gravados: “Ula-Lá” e “A Máquina do Kerb”.

Banda Santa Cruz
A Banda Santa Cruz apresenta-se nas melhores festas alemãs do sul país e em incontáveis bailes de chopp. Possui um repertório especial, com destaque para as músicas alemãs, um aparato de quatro sopros, constituídos de dois trompetes, um saxofone e um trombone. Traz em sua bagagem uma vasta experiência, uma animação surpreendente que contagia e alegra seu público em suas apresentações. Recentemente a Banda Santa Cruz ganhou fama nacional ao obter classificação no concurso Garagem do Faustão, um dos quadros do conhecido programa global Domingão do Faustão.

A programação
Sábado, 18
9h30 - Abertura oficial
14h - Atração local
15h - La Montanara
17h - Apresentação de dança
17h30 - Banda Santa Cruz
19h30 - Atração local

Domingo, 19
9h - Desfile típico
11h - Freundenkreis
14h30 - Banda Nova Geração
16h40 - Apresentação de dança
17h - Atração local
18h15 - Banda Garotos dos Sonhos
19h45 - Atração local