Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Gripe A: esforo de preveno adia reincio das aulas

Em Candelária, a secretaria de Educação decidiu ontem, 30, adiar o reinício das aulas nas escolas municipais. O mesmo vale para os alunos da rede particular, já que o colégio Medianeira e o Ulbra/Concórdia também optaram pela prorrogação do recesso. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, os 13 municípios que integram a Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo) igualmente optaram pela ampliação do recesso. Os integrantes da entidade se reuniram ontem, em Santa Cruz do Sul, em assembleia extraordinária. A reunião foi convocada pela presidente da entidade, Kelly Moraes. O vice-prefeito de Candelária, Rui Leopoldo Beise, esteve representando o município.
Ele considerou a atitude sábia porque poderá evitar que mais pessoas sejam atingidas pela gripe A.  Também lembrou que a administração está preocupada com a questão, tendo em vista que já adiou vários eventos programados. “Não teremos o Baile dos Sonhos, que reúne centenas de pessoas; a Feira do Livro e também a Jornada Pedagógica que estava prevista para esta sexta-feira. Os eventos foram adiados para os meses de outubro e dezembro como medida de prevenção ao alastramento desta gripe”, acrescenta. Já o prefeito Lauro Mainardi observou que a adesão dos municípios à determinação do Estado também evitará que haja diferenças na data de término das aulas nas redes estaduais e municipais.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) igualmente adiou o retorno dos acadêmicos para o dia 17 em todos os seus campi. Através da sua assessoria de imprensa, a instituição informou que atendeu as orientações e recomendações das autoridades de saúde. Serão mantidas apenas as atividades administrativas. As formaturas dos cursos de Comunicação Social e de Ciências Econômicas, que ocorreriam no dia 8 de agosto, foram transferidas para o dia 29, às 17h. A Ulbra, da mesma forma, integra a lista de instituições que terá o retorno da aulas adiado.

COMITÊ - A pandemia vem sendo acompanhada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Influenza A H1N1 (Gripe A). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, a prorrogação no início das aulas foi acertada como forma de evitar aglomerações nas instituições de ensino e de diminuir a velocidade de propagação da doença. Ele também tranquiliza a população, tendo em vista que as projeções das autoridades sanitárias indicam que 99% da população gaúcha não será infectada pelo vírus. “Sabemos que a postergação do recesso não vai influenciar na diminuição significativa do número de casos, mas vai retardar a velocidade de transmissão”, disse. A secretária de Educação, Mariza Abreu, informou que será feita reunião com os coordenadores regionais de Educação para discutir a recuperação das aulas após esse período. O calendário letivo da rede estadual terminaria dia 23 de dezembro.

Saiba mais
Medidas de prevenção - lavar as mãos frequentemente com água e sabão; cobrir a boca ao tossir e espirrar e, após, lavar bem as mãos; manter bem ventiladas as casas e locais de trabalho; evitar ficar em contato direto prolongado com pessoas que apresentam sintomas de gripe; evitar locais com aglomerações de pessoas, principalmente em locais fechados sem ventilação;
Sintomas - Febre; tosse ou dor de garganta; dores musculares; dor de cabeça;
Sinais de alerta - Dificuldade para respirar; dor no peito; sangue nas fezes. Se estes sintomas forem leves, será recomendado isolamento domiciliar e tratamento sintomático.

Caminhada cívica
As secretarias municipais de Educação e de Cultura de Candelária irão convidar as escolas da rede pública e particular interessadas em participar da caminhada cívica de setembro para uma reunião no próximo dia 10 de agosto. O encontro, previsto para às 14h, irá acontecer na secretaria de Educação. Serão convidadas também as entidades que participaram da caminhada do ano passado. Outras entidades que tenham interesse em se integrar a esta manifestação cívica também poderão se fazer representar no encontro.