Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Amanh dia de votar

É chegada a hora de o eleitor decidir por meio do voto as propostas que julgar mais importantes para o desenvolvimento de Candelária e da região. A partir das 9h de amanhã, 5, seis urnas fixas e 14 itinerantes estarão funcionando no município para a Consulta Popular de 2009, um processo desenvolvido pelo Governo do Estado, que se propõe a estreitar os laços com a população, deixando que esta decida onde devem ser alocados os recursos no próximo ano. Com orçamento de R$ 100 milhões, o plebiscito de 2009 terá um incremento extra de mais R$ 15 milhões, que serão divididos como bônus entre as regiões do Estado com maior número de votantes. A meta do governo é a participação de pelo menos 1 milhão de eleitores. Toda pessoa, desde que identificada - com título ou RG -, poderá votar em uma das 20 urnas que serão distribuídas em nove pontos do município. De acordo com o Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento), responsável pela organização deste processo, cada votante poderá priorizar até quatro demandas que sejam de interesse para a região
Na manhã de ontem, 3, o presidente do Comude, Air Teixeira Menezes, e o secretário Nelson Farias, realizaram a última conferência das cédulas de votação e realizaram a distribuição das urnas que serão instaladas em 20 pontos da cidade. Conforme Farias, este é um momento muito importante para elencar os próximos investimentos para a região. Menezes, relembrando o que já havia informado à reportagem da Folha na sua edição de 28 de julho, disse que é de extrema importância que sejam priorizadas as demandas de interesse do município ou da região. Cada pessoa poderá votar em até quatro prioridades, mas o eleitor deve ficar atento entre as questões 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 13 e 14, pois apenas uma de cada deve ser votada pelo fato de serem da mesma região. Ele destaca como prioridades para Candelária as questões 1, 3, 5, 10 e 13. Os investimentos na área da educação também são considerados importantes.
A palavra de ordem do Governo é resgatar, conforme cronograma acordado com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Coredes – , os débitos das Consultas anteriores e pagar, rigorosamente em dia, as Consultas realizadas em 2007 e 2008. “Tudo o que for priorizado será incluído no orçamento do Estado em 2010”, destaca o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi.

Não deixe de votar
A votação pode ser feita das 9h às 18h nas urnas fixas e móveis ou pela internet nos sites www.ppp.rs.gov.br ou www.consultapopular.rs.gov.br, das 8h às 24h de amanhã, 5 de agosto. A apuração dos votos deve ser feita já na quinta-feira, 6. No dia 13, o resultado final será homologado pela Comissão Geral de Coordenação da Consulta Popular e passará a fazer parte da proposta orçamentária para 2010.