Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Ulbra/Concrdia tem novo diretor

Ao assumir a direção do colégio Ulbra/Concórdia de Candelária, Natanael Froner Freitas teve a oportunidade de retornar ao Rio Grande do Sul, seu Estado de origem. Isto porque ele veio de Manaus, onde trabalhou por 10 anos. Sua carreira iniciou em 1991, quando concluiu a graduação de Educação Física pelo IPA (Instituto Porto-alegrense). Desde então, lecionou em inúmeras escolas de Porto Alegre para alunos do berçário até o Ensino Médio nas áreas de educação física e treinamento desportivo.
Oito anos mais tarde, em 1999, surgiu o convite para trabalhar em Manaus. Sem titubear, ele aceitou a proposta e mudou para o Norte brasileiro juntamente com a esposa e os dois filhos. “Foi um convite da professora Jussara Lumertz que, na época, fazia parte da pró-reitoria de unidades externas da Ulbra”, acrescenta. Em Manaus, ele trabalhou na escola de Ensino Médio Concórdia/Ulbra (denominação idêntica a de Candelária). “Também dei aulas na graduação por durante três anos e em 2002 assumi a direção da escola”, adianta.
O cargo foi ocupado até o mês passado, quando surgiu a possibilidade de retorno para a região Sul. Desta vez, conforme ele, o convite para assumir a unidade de Candelária partiu da própria reitoria. “Já tinha manifestado o interesse de voltar para o Rio Grande do Sul. A vinda para Candelária foi bem mais fácil do que a ida a Manaus”, comenta. Como experiência do período em que esteve naquela região, o diretor conta que foi uma possibilidade de enxergar o Brasil de outra forma. “A questão cultural de lá é muito diferente daqui. As pessoas também são muito ingênuas e inocentes no seu desenvolvimento como um todo”, diz.

EQUIPE - Sobre as impressões da equipe de trabalho do colégio Ulbra/Concórdia de Candelária ele garante que encontrou pessoas dispostas a trabalhar, aguerridas e pró-ativas. Disse que estas características valem tanto para os integrantes de direção e professores quanto para os funcionários de manutenção. Ao comentar sobre seus planos de trabalho destacou que irá manter os projetos que estão em andamento e que, juntamente com sua equipe, pretende implementar novas atividades para 2010. Uma delas seria a possível implantação de um curso técnico voltado à área do comércio. “Esta necessidade já foi comentada e nosso objetivo é manter a escola em sintonia com a comunidade”, resume.
Quanto à cidade de Candelária, onde pretende fixar residência, ele afirma ter tido uma boa impressão. “Fui muito bem recebido. É uma cidade limpa e bem organizada; estou feliz aqui”, conclui.