Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Queda da receita muda rotina na prefeitura

Um assunto dominou a pauta da reunião da Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo) na quarta-feira, 5, em Santa Cruz do Sul: a crise financeira dos municípios. Todos apresentam arrecadações bem abaixo da projeção, situação que gera inevitáveis desequilíbrios nas finanças públicas. Ao final, ficou decidido tentar marcar uma audiência com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para apresentar um relato da grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. O prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, participou do encontro, comparando-o a um velório pelo tom das lamentações. Ele teve oportunidadade de se manifestar durante a reunião, ressaltando que os números desmentem as declarações do ministro do Planejamento, que insiste em afirmar que o repasse de recursos às prefeituras não sofreu queda.
No caso de Candelária, a diminuição da receita neste ano já contabiliza um déficit de cerca de R$ 3 milhões, de acordo com informações repassadas pela secretaria municipal de Finanças. Buscando reequilibrar as contas públicas, o prefeito editou nesta semana um conjunto de medidas de contenção de gastos. Tais ações - normatizadas através de uma ordem de serviço  - foram apresentadas, inicialmente, durante reunião com os secretários no início da manhã de quarta-feira, 5. Na oportunidade, Lauro expôs, ao lado do vice-prefeito Rui Beise, a gravidade da situação e a necessidade de uma mobilização conjunta para superar as dificuldades.
Além da suspensão de diárias, cursos e horas-extras, a nova orientação estabelece que todas as despesas sejam, a partir de agora, autorizadas pela secretaria da Fazenda e pelo gabinete do prefeito. As medidas também visam reduzir gastos com combustível, telefone e material de expediente. A ordem de economia de guerra também prevê o desligamento do chafariz e das luzes do parque de eventos no período da noite.

Mobilização reúne CCs e servidores com FG
O esforço de contenção de gastos na prefeitutra também motivou uma reunião com os CCs (cargos em comissão) e servidores com FG (função gratificada) da prefeitura. O encontro na sede da Acic no final da tarde de ontem também contou com a participação do prefeito, vice, primeira-dama Jussara Mainardi e todos os secretários municipais. Inicialmente, a oficial de gabinete Rosângela Limberger fez uma rápida justificativa a respeito da reunião, lembrando que a crise que está afetando as prefeituras em geral também está presente em Candelária. Após apresentar um vídeo com mensagem de motivação, Rosângela argumentou que os momentos de dificuldades é que levam o homem a progredir, à medida que apresentam desafios a serem vencidos.
O prefeito Lauro também se manifestou, demonstrando confiança em vencer a crise sem maiores traumas. Alertou, no entanto, que a superação exige uma especial dedicação de todos e até alguma dose de sacrifício. A seguir, foi apresentado um vídeo, incluindo imagens e o som do discurso de posse do prefeito Lauro Mainardi no início do ano. A manifestação reproduzida mostrou o chefe do Executivo prometendo total dedicação e esforço para superar obstáculos e buscar o desenvolvimento do município. Ao retomar a palavra, Rosângela Limberger observou que a reunião também buscou propor uma reflexão sobre o que cada um pode fazer para alcançar os objetivos idealizados. Através de uma citação, ela concluiu salientando que palavras apenas não bastam. “Precisamos também de atitude”, completou.