Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Conferncia da Assistncia Social leva mais de 200 ao Ruy Barbosa

Um público superior a 200 pessoas participou da IV Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela prefeitura de Novo Cabrais no dia 30 de julho, no ginásio Ruy Barbosa. A abertura do evento aconteceu às 13h30 com a presença de autoridades do município, de cidades vizinhas, da comunidade de Novo Cabrais, de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social – Comas –, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica – e da secretaria de Trabalho e Assistência Social.
A mesa principal foi composta pelo prefeito Sérgio da Rosa, pelo vice Leodegar Rodrigues, pela presidente do Comas, Rosa Diana Callonti, pela secretária Vanessa Alves de Moura e a cidadã Olívia Couto, usuária da rede municipal de Assistência Social. Depois dos pronunciamentos das autoridades, Olívia destacou que trabalho da administração municipal foi essencial para a concessão do benefício de prestação continuada que beneficia sua filha portadora de deficiência auditiva. Também ressaltou a importância da terapia comunitária e do atendimento à família, proporcionados pela secretaria da Assistência Social.
O evento teve apresentação do grupo de capoeira do projeto Acreditar, que atende aos alunos do Centro Social Amigo da Criança de  Candelária. A secretária candelariense, Leandra Sartori, palestrou sobre o Sistema Único de Assistência Social – Suas – e o trabalho da secretaria da Assistência Social em Candelária e destacou a importância da conscientização dos usuários para o uso dos benefícios. “O Bolsa-Família não é um salário, mas, sim, uma ajuda temporária”, esclareceu.
Posteriormente, a assistente social Sônia Canabarro apresentou slides que evidenciaram a realidade de Novo Cabrais na área de Assistência Social, além de atividades desenvolvidas pela secretaria nos últimos seis meses. Ela deu ênfase aos projetos implantados e voltados aos adolescentes, à família, aos grupos, à terapia comunitária, aos encaminhamentos de benefício de prestação continuada e  às parcerias com Emater, Senar/rs, Sindicato Rural de Candelária e demais secretarias. Comentou ainda sobre as metas para os próximos anos, incluindo a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social e a ampliação da carga horária dos técnicas.
Na sequência, o público foi dividido em quatro grupos de trabalho para abordar sub-temas. De acordo com a assistente social Sônia Canabarro e a psicóloga Najla Nassere, a participação do público foi significativa e as técnicas foram  facilitadoras. Durante todo o dia, uma equipe esteve à disposição da comunidade para confeccionar gratuitamente carteiras de identidade.
O encontro serviu ainda para definir os delegados da conferência estadual. Vanessa Alves de Moura e Lucila Maus foram as escolhidas; Sônia Canabarro e Flávia Borstmann ficaram como suplentes. O prefeito Sérgio da Rosa elogiou a participação da comunidade e o empenho da equipe organizadora.