Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Fsseis de Candelria sero mostrados em seriado

O potencial paleontológico do município será mais uma vez evidenciado a partir de amanhã em uma nova série da RBS TV. A Era dos Dinossauros estréia amanhã, logo após o Jornal do Almoço. Ao todo, serão quatro capítulos (confira abaixo). O trabalho foi produzido com auxílio dos institutos de Artes e de Geociências da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os programas vão contar a história dos grandes répteis sobre a Terra e as transformações geológicas que possibilitaram aos dinossauros se tornarem a espécie dominante do planeta até as circunstâncias que levaram ao seu desaparecimento.
O público será orientado por um personagem animado, o Dino, que é um Guaibassauro (ou Guaibassaurus candelariensis) encontrado em Candelária. De acordo com o professor César Schultz, pesquisador da UFRGS, o seriado também vai mostrar parte do material que está depositado no Museu da Universidade e alguns trabalhos de campo desenvolvido com alguns alunos nos municípios que integram a Rota Paleontológica do Rio Grande do Sul - Santa Cruz, Candelária, Agudo, Dona Francisca e Faxinal do Soturno. “O público vai conhecer o Guaibassauro de Candelária, os pequenos cinodontes que são encontrados apenas em Candelária e em Faxinal do Soturno, além de um ninho com 10 filhotes (tipo de animal não foi revelado) encontrado na região do Pinheiro na década de 1970”, explica.
O programa também vai mesclar entrevistas com cientistas, reportagens e uma animação em 3D, realizada pelos institutos de Artes e Geociências da UFRGS e pelos designers Alexandre Link e Adolfo Bittencourt, e baseia-se no material original que é produzido na universidade para estudar seus achados fósseis.
Na avaliação do professor Schultz, este seriado será de extrema importância para mostrar a riqueza paleontológica do Rio Grande do Sul. “Também vai ajudar a preservar e a desenvolver ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido”, acrescenta.

O que será mostrado

> Amanhã, dia 8

Continente único: no Rio Grande do Sul, foram encontrados os fósseis dos mais antigos dinossauros do mundo. Durante a união de todos os continentes em um só, há 280 milhões de anos, a América do Sul era ligada à África. O Estado estava no centro desse continente e foi ali que surgiram os dinossauros.

> Dia 15
A lei do mais forte: o programa enfoca as condições de sobrevivência e os animais pré-históricos que surgiram durante o período Triássico no Rio Grande do Sul e que se espalharam pelo mundo.

> Dia 22
Terríveis Lagartos: o programa faz descobertas científicas na área da paleontologia, como a de que a galinha é um dos descendentes diretos dos dinossauros e a de que os mamíferos, entre eles, os humanos, descendem de um animal chamado cinodonte.

> Dia 29
O início do fim: é feito um questionamento sobre o desenvolvimento dos humanos e a extinção dos dinossauros.