Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Escolas aderem ao projeto de coleta de leo saturado

As escolas municipais, estaduais e particulares do município de Candelária já estão aderindo ao projeto desenvolvido pela Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil –, que visa o recolhimento de óleo de cozinha usado para ser transformado em biodiesel.
Até o momento estão cadastrados o Colégio Medianeira e as escolas Marechal Deodoro, Christiano Affonso Graeff e São Paulo. O cadastro deve ser feito através do preenchimento de uma ficha que se encontra disponível junto à secretaria de Educação do município. Cada escola receberá um recibo na entrega do óleo para que se tenha o controle da quantidade que cada uma entregou, já que as mesmas receberão material na troca. O óleo coletado até 31 de outubro contabiliza para o corrente ano. Após essa data o bônus é contabilizado para o próximo ano.
Cada educandário  deverá fazer a entrega do óleo coletado na Escola Lepage, onde o produto será acondicionado. Segundo informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, a prefeitura se disponibiliza a fazer o recolhimento mediante solicitação caso a escola não tenha como levar o óleo saturado até o Lepage.
“Toda a comunidade pode participar, basta guardar o óleo em garrafas pet e entregar para os alunos das escolas ou até mesmo na escola mais próxima de sua residência”, destaca o secretário.

Orientações para a coleta
1º) Processo de filtragem do óleo saturado
O óleo deverá ser armazenado em garrafas pet limpas, secas e sem rótulo. Ao armazenar o óleo em garrafas pet esse deverá ser filtrado. A sua filtragem deve ser feita de forma que não contenha resíduos de material sólido.
2º) Processo de transporte até a escola
Para o transporte do óleo até a escola deve-se cuidar para que o recipiente esteja bem vedado, e que, durante o transporte não sofra batidas ou pressão externa, o que pode contribuir para vazamentos.

O meio ambiente agradece
Colaborar doando o material às escolas é uma contribuição ao ambiente em que vivemos. Observe algumas das vantagens do biodiesel, fabricado a partir do óleo saturado:
1º) Diminuição do efeito estufa – Uma das principais causas do efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente aqueles que resultam da queima de combustíveis fósseis como o óleo diesel e a gasolina. O uso do biodiesel como combustível proporciona um ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa. Sua combustão é completa, evitando com isso, a emissão de gases na atmosfera. Outra grande vantagem para o meio ambiente é que, na formação de sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta através da fotossíntese, contribuindo com o seqüestro de carbono.
2º) Diminuição de contaminação da água – Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos.
3º) Diminuição de problemas nas redes de esgoto – O óleo despejado nos ralos das pias causa entupimento das tubulações e para piorar ainda mais esta situação, as empresas que fazem a limpeza usam produtos altamente tóxicos que prejudicam o meio ambiente.
4º) Diminuição de pragas urbanas – O despejo do óleo nos ralos atrai moscas, baratas e ratos gerando problemas de saúde.