Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aulas reiniciam na segunda-feira

Após o período de férias de inverno – a maior parte delas forçada pela pandemia da Gripe A que se espalha pelo país –, as escolas das  redes municipal, estadual e particular de Candelária reiniciam na próxima segunda-feira, 17 de agosto, o ano letivo de 2009. Jovens com livros, caderno e material na mochila deverão retomar a rotina, mas encontrarão nos educandários um ambiente diferente, sobretudo no que se refere aos cuidados especiais para evitar a proliferação da doença. Álcool em forma de gel, bebedouros desativados temporariamente e redobrada atenção com a limpeza de classes, banheiros e material de uso comum integram as medidas estabelecidas pelas escolas, sem exceções.
Em reunião, na segunda-feira, 10, o Comitê Estadual para Enfrentamento da Gripe A decidiu manter o retorno às aulas na rede estadual para o dia 17. A transferência havia sido comunicada no dia 29 de julho, através de nota assinada pela governadora Yeda Crusius, por causa do quadro epidemiológico enfrentado pelo Rio Grande do Sul. Em Candelária, são mais de 3.200 alunos que estudam nas 10 escolas estaduais. Durante esta semana, os dois educandários particulares do município, que atendem a mais de 650 alunos, também anunciaram a retomada das aulas para segunda-feira. Ontem pela manhã, a secretária da Educação  Maria Cristina Soares Lopes também anunciou oficialmente que os 2.200 alunos da rede municipal também reiniciam o período letivo de 2009 no dia 17.
O Medianeira realizou reunião no dia 3 de agosto e a Ulbra/Concórdia ontem. As equipes diretivas orientaram os coordenadores e professores sobre as medidas a serem tomadas com a volta às aulas, entre elas a divulgação, entre os alunos, de medidas de prevenção individual contra a doença. As instituições também irão orientar seus alunos e professores a não comparecerem às aulas caso apresentem qualquer sintoma de gripe. As faltas em decorrência dessa ausência poderão ser justificadas oportunamente. Estudantes e professores que pertencerem a algum grupo de risco - entre eles obesos, gestantes e portadores de doenças crônicas - serão orientados a se licenciar ou a adotar medidas mais efetivas de prevenção. A secretaria de Educação optou por não fazer reunião como forma de evitar aglomeração, já que o quadro de funcionários na área soma 282 pessoas. Segundo a secretária Maria Cristina Soares Lopes, nesse retorno, as precauções para o reinício das aulas incluem a distribuição de boletins informativos com os cuidados a serem adotados, a distribuição de álcool gel 70% para as escolas. No transporte escolar ainda haverá o cuidado da limpeza com álcool logo após a realização dos itinerários.

RECESSO – Como o recesso prolongado provocou algumas alterações no calendário, é necessário recuperar  os dias letivos e cumprir 800 horas e 200 dias de acordo com a previsão inicial, destacou a secretária. Por isso, no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 8h30, haverá uma reunião com diretores das escolas municipais e estaduais, na secretaria de Educação. “Precisamos ter uma sincronia com as escolas estaduais para recuperar esses dias, já que o município realiza o transporte escolar e precisa adequá-lo para economizar”, destaca a secretária. Possivelmente as escolas municipais irão se utilizar de cinco sábados letivos e mais cinco dias do mês de dezembro para a recuperação das aulas. Com isso, a previsão é de que as férias de verão, programadas para iniciar dia 15 de dezembro, passem para o dia 22. A secretária lembra ainda às escolas municipais participantes do Prodempe –Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo –, que o mesmo será realizado nos dias 20 e 21 de agosto.

Medianeira terá aulas em contraturnos e aos sábados
O Medianeira tem pronto desde o dia 3 de agosto o calendário que visa recuperar os dias perdidos em razão da Gripe A. Segundo informou a diretora Marta Becker Emmel, pelo menos cinco sábados serão dedicados às aulas para recuperar o calendário escolar de 2009. Além disso, será implantado o sistema de contraturno durante o restante do semestre. Em alguns dias, os professores do turno da manhã atenderão aos alunos da tarde, e vice-versa, até que o conteúdo curricular esteja completo. No Medianeira, as férias de verão devem iniciar no dia 18 de dezembro, mas é possível que o prazo se estenda por mais três dias. A equipe diretiva irá realizar reuniões em cada sala de aula e distribuir o novo calendário escolar a partir da segunda-feira, 17. O Jantar Italiano, promovido pela Associação de Pais e Mestres foi cancelado, assim como serão canceladas quaisquer outras atividades que envolvam grande número de participantes.

Na Ulbra, calendário pode  se estender até 8 de janeiro
De todos os estabelecimentos de ensino no município, a escola Ulbra/Concórdia é a que deve postergar por mais tempo o início das férias de verão. Segundo o diretor Natanael Froner Freitas, é possível que o educandário conclua o ano letivo de 2009 só em 8 de janeiro de 2010. A  notícia não é definitiva, mas se isto se confirmar, haverá um período de recesso antes do Natal e depois do Ano Novo para professores e alunos recuperarem o fôlego. Existe a possibilidade de 25% das aulas não serem presenciais, com isso a escola estuda aplicar o conteúdo curricular a ser recuperado através do site na Internet, além de realização de aulas aos sábados. O novo calendário será distribuído aos alunos após uma reunião prevista para ocorrer na próxima semana. A Ulbra, que trabalhava com previsão de encerramento do ano letivo para 15 de dezembro, também adotou a política da conscientização aos alunos e professores.

Ulbra e Unisc também recomeçam na segunda
A Universidade Luterana do Brasil – Ulbra – , campus de Cachoeira do Sul, e a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc –, também anunciaram durante a semana o reinício das aulas a partir da segunda-feira, dia 17.