Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Safras de vero comeam a ser preparadas

Esta recomendação vale para todas as culturas, independente da região em que for feito o plantio. Conforme o técnico em agropecuária Dione Lazzari, que presta assessoria para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Candelária, o período correto para o cultivo também garante a obtenção do seguro agrícola. Isto em caso de eventuais perdas ocasionadas pela estiagem. O que determina o prazo mais apropriado para determinada área ou cultura é o zoneamento agrícola, divulgado anualmente pelo Ministério da Agricultura.
É com base nesta relação que o agricultor deve programar a preparação das lavouras. “No zoneamento também estão incluídos os tipos de solo e as variedades que são cultivadas na região. Cada espécie de semente, por exemplo, tem um período específico para ser plantada. Por isso é importante que o produtor também faça a análise do solo; não adianta fazer uma adubação de acordo com o tipo da variedade se a terra precisa de outros componentes”, explica. Outro detalhe importante é evitar o plantio próximo a épocas com incidência de geada. “Tem que deixar passar o frio; talvez em setembro já amenize a temperatura”, acrescenta.
Entre as safras de verão se destacam a de fumo, milho, soja e arroz. Também podem ser citadas as secundárias - com menor expressividade - como feijão, aipim, batata, hortaliças e frutíferas. A época ainda é recomendada para o cultivo da cana-de-açúcar, que mesmo sendo uma cultura perene, se desenvolve melhor se plantada em temperaturas mais amenas.  De modo geral, o milho pode ser cultivado a partir do dia 11 de agosto; o feijão a partir de 1º de setembro; a soja a partir de 1º de outubro; e o arroz a partir de 11 de outubro. Estas datas constam no zoneamento agrícola, mas devem ser seguidas de acordo com o tipo de solo e a variedade.
A adoção das tecnologias recomendadas, assim como o cumprimento do manejo indicado, se justifica pela importância das culturas de verão. “São as plantações de verão que sustentam a agricultura. A maioria das propriedades tem maior produtividade com a safra que inicia agora, neste período; as de inverno propiciam o fechamento do ciclo e o aproveitamento do solo”, completa Lazzari.

Saiba mais
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2007), Candelária tem 4.068 propriedades rurais. Ao todo, são cultivados 68.887 hectares. Destes, 10.660 são ocupados com milho; 12.000 com soja; 8.860 com fumo; e 8.000 com arroz. Além destes, outros 19.145 são ocupados com pastagens.