Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aulas reiniciam com tranquilidade

Salas cheias. É isto o que se vê em praticamente todos os educandários do município neste reinício de ano letivo. Embora o recesso escolar tenha sido ampliado em 14 dias - algo inédito no Estado - como forma de prevenir a disseminação da nova gripe, o clima é tranquilo entre os estudantes. Até o momento, não foram verificados índices consideráveis de infrequência.
A assiduidade dos alunos é garantida pela adoção de medidas preventivas, como a utilização de álcool gel, a substituição de toalhas de tecido por lenços de papel e a desativação provisória de bebedouros. A troca de objetos pessoais, como copos ou garrafas de água, igualmente segue suspensa. Diretores e professores têm orientado as crianças a lavar as mãos com água e sabão com frequência. Já os pais foram aconselhados a manter os filhos em casa se eventualmente forem constatados sintomas como febre, tosse ou dor de garganta.
Até a tarde de ontem, 20, quando a reportagem da Folha manteve contato com a direção das principais escolas do município, a situação era de normalidade. Na rede municipal, de acordo com a secretária Maria Cristina Soares Lopes, a frequência está excelente até o período. “Apenas duas professoras grávidas, uma da escola São Paulo (Linha do Rio) e outra da Emílio Jacobi (Três Pinheiros), seguem de atestado como forma de se prevenir da gripe”, diz. Ela adiantou ainda que em todos os educandários há álcool gel disponível para a higiene dos alunos e das salas de aula. “Compramos, num primeiro momento, 85 litros de álcool. Colocamos nas escolas e nos ônibus que fazem o transporte dos alunos; orientamos os motoristas a efetuarem a limpeza dos veículos sempre que concluírem o serviço”, acrescenta.
Na rede particular os cuidados igualmente seguem redobrados. Na avaliação da diretora do colégio Medianeira, Marta Emmel, os alunos têm demonstrado muita maturidade, visto que compareceram às aulas sem receio. “Temos só duas estudantes do Magistério, grávidas, de atestado”, esclarece. Sobre as medidas adotadas, ela cita a utilização do álcool gel e a suspensão do uso dos cinco bebedouros. “Em cada sala de aula os professores têm o álcool e passam para as crianças no começo dos períodos e no retorno do recreio”, assegura. Na turma da 7ª série, por exemplo, os alunos Nícolas Karnopp e Nicole Mundstock, ambos com 12 anos, também trouxeram álcool de casa. No Ulbra/Concórdia a orientação é semelhante. Conforme o diretor Natanael Froner Freitas, a frequência também é normal e apenas uma professora, gestante, segue de atestado.
A situação não difere na rede estadual. Na escola Lepage, por exemplo, as aulas foram retomadas com presença de praticamente todos os estudantes. Os cuidados adotados para prevenir a nova gripe são os mesmos citados pelas demais escolas.

EDUCAÇÃO INFANTIL - Apenas na Educação Infantil da rede particular (Medianeira e Ulbra/Concórdia) é que se verifica falta de algumas crianças que estavam resfriadas nos últimos dias. Os casos são considerados normais. “Os pais optaram por deixar os filhos em casa como precaução, mas está tudo tranquilo”, afirmou Marta Emmel.