Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Candelria ter projeto Joo-de-Barro

A denominação do projeto foi dada pelo chefe do escritório local da Emater, Eduardo de Souza, e aprovada por maioria dos integrantes do Comitê da Água. Conhecido como “engenheiro da natureza”, o João-de-Barro constrói sua casa apenas com os recursos de que necessita sem prejudicar o meio ambiente. Esta justificativa também resume o propósito do projeto. “Queremos utilizar os recursos naturais (árvores) e manter a preservação do meio ambiente. Nosso objetivo é realizar um trabalho sustentável e que proteja a vegetação existente às margens do rio Pardo”, explica Lidiane.
Conforme ela, através do projeto será criada uma espécie de corredor ecológico no entorno do manancial. A partir de agora, uma comissão - formada por representantes de 15 entidades e segmentos da comunidade - deverá elencar ações específicas e que propiciem o desenvolvimento dos trabalhos. O Comitê da Água, por exemplo, será representado pela professora Caren Gewehr. 
Este foi um dos pontos debatidos na reunião de quarta, 19. De acordo com a extensionista da Emater, Elaine Skolaude, também foi retomada a divulgação da coleta de óleo saturado para transformação de biodiesel junto às escolas. Segundo ela, isto se faz necessário devido à ampliação do recesso escolar. “Como as aulas iniciaram mais tarde, só nesta segunda-feira, é importante lembrar esse trabalho nas escolas. Afinal, a compra do óleo de cozinha vai reverter recursos para a comunidade escolar”, destacou. Conforme Elaine, o Hospital Candelária também manifestou interesse de aderir ao projeto, já que a Afubra - entidade responsável pela compra e beneficiamento do óleo - abre exceção para que hospitais igualmente participem.

PROGRAMAÇÃO - O terceiro assunto acertado na reunião foi a programação da Semana Municipal da Água, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. Está definida, num primeiro momento, a realização de palestras técnicas regionalizadas sobre Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanentes (APP´s). A atividade também está programada para ocorrer nas escolas, porém com debates internos.