Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Gripe A: cai pela metade o nmero de internaes

Até o fechamento desta edição, apenas um homem de 81 anos seguia internado com sintomas de gripe no Hospital Candelária. Conforme a enfermeira Maristela Weber, ele foi colocado em isolamento respiratório, mas ainda não estava recebendo medicação específica contra a Influenza A (H1N1). As visitas continuam canceladas como forma de prevenção. Já em Santa Cruz, segundo a CRS, cerca de 40 pacientes permaneciam internados nos hospitais Ana Nery e Santa Cruz até a tarde de ontem, 24. Na avaliação da integrante da CRS, Beanir Lara, a situação pode ser considerada tranquila, visto que o número de casos é estável e tende a diminuir nos próximos dias.
De acordo com ela, isto se explica pela elevação das temperaturas. “O vírus se dissemina com mais facilidade no frio porque é nesta condição que as pessoas ficam aglomeradas. Nesta época também é comum contrair resfriados ou gripes”, diz. Nos últimos dias a CRS não registrou casos confirmados. “Temos uns 30 exames no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e outros 10 ou 12 no Lacen, de Porto Alegre, que aguardam o resultado”, acrescenta. Destes 42 pacientes, maioria recebeu alta após o tratamento médico e hospitalar.

NOTIFICAÇÕES - Nos últimos dias, a Coordenadoria Regional da Saúde recebeu cerca de 100 novas notificações de casos suspeitos em toda sua área de abrangência. “Quando uma pessoa recebe atendimento ou é medicada no hospital com sintomas de gripe ou de problemas respiratórios é feita uma notificação”, afirma. As projeções, no entanto, são animadoras, já que o número de pacientes internados reduziu em torno de 50%. “Se compararmos com semanas anteriores, caiu pela metade o número de pessoas internadas nos hospitais da nossa área de abrangência”, assegura.
Isto também se observa ao analisar a quantidade de medicação distribuída aos municípios. “Não entregamos mais nenhum medicamento nas últimas semanas. Só os cinco mil comprimidos que já tinham sido informados”, comenta. A medicação recomendada para combater o vírus H1N1, causador da gripe A, é o antiviral Tamiflu.

Importante
Embora o clima esteja mais ameno, em função da elevação das temperaturas, a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) alerta para a importância de seguir as medidas de prevenção. A atenção a possíveis sintomas, como febre, tosse e dor de garganta também é imprescindível. Portanto, lavar as mãos com água e sabão; utilizar álcool gel; usar lenços de papel ao invés de toalha de tecido; e evitar aglomerações em locais fechados ainda são as melhores maneiras de evitar o contágio da gripe A.