Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

F e promessas

Muitas igrejas são formadas por pessoas pobres, que buscam na religião uma saída para os seus problemas cotidianos, como as doenças e a falta de dinheiro que afeta a maioria dos lares. As promessas de bênçãos e de milagres são constantes e pegam as pessoas despreparadas, sem nenhuma informação sobre o assunto. Elas só têm a esperança de ver uma melhora significativa na situação em que vivem e, muitas vezes, fazem sacrifícios que podem comprometê-las ainda mais diante do momento crítico que atravessam.
É notório que as bênçãos e os milagres acontecem. Porém, é uma particularidade entre o homem e Deus. Ele nunca estipulou valores para curar ou abençoar ninguém. Deus não faz distinção de pessoas, mas distingue entre o bem e o mal. Falsos líderes, que exploram as finanças dos fiéis em troca de algo, certamente estão na mira de Deus.
O que se vê são líderes de igrejas ficarem cada vez mais ricos, morando em bairros nobres das cidades.  A maioria não tem nenhum emprego formal, mas tem uma renda altíssima com os dízimos e ofertas das igrejas que chefiam.
Enquanto isso, muitos fiéis, pobres miseráveis, fazem de tudo para entregar suas doações. Muitas vezes deixam de pagar contas e de fazer a própria feira, num esforço de ver realizadas as promessas feitas pelo seu líder espiritual. Nada acontece para essas pessoas, pois o líder espiritual não pode mudar a vida de ninguém. A função do líder deveria ser apenas orientar as pessoas para uma mudança de vida, através da religiosidade. Porém, mostrando a realidade sem fantasias.

Renato Dutra Pereira
1º Sargento BM