Logo Folha de Candelária
Geral 16/07/2021 07:49
Por: Redação

Causa animal: primeira reunião debate ações imediatas

Frente Parlamentar em Defesa dos Animais se reuniu para debater a questão dos animais em Candelária

Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais se reuniram pela primeira vez nesta quinta-feira, 15, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Candelária. O encontro contou com a presença de Jorge Willian Feistler (PTB), Cristina Rohde (PSDB), Ginevra da Silveira (PSB) e Marcelinho D’Ávila (Progressistas), que compõem o grupo de trabalho que irá se dedicar para a auxiliar na questão da causa animal.

A primeira reunião foi bastante objetiva e os vereadores elencaram algumas ações imediatas para tentar resolver a questão dos maus-tratos e abandono de animais, que são os principais problemas do município. O próximo passo será uma visita ao prefeito para colocar a frente como parceira do Executivo e também para cobrar algumas ações, entre elas, a execução da lei que criminaliza maus-tratos e abandono.

Conforme o presidente da frente parlamentar, o vereador Jorge Willian, a ideia não é somente exigir soluções, mas contribuir com ideias e ações. “A intenção não é apertar e cobrar somente da prefeitura, pois queremos ser parceiros e trabalhar em conjunto com os demais poderes e entidades para que, de fato, as coisas saiam do papel e os animais não sejam mais tratados como objetos”, comentou o vereador.

Os parlamentares também destacaram a preocupação com o controle populacional efetivo dos animais de rua. Para isso, serão pensadas alternativas para a realização de castrações em massa, principalmente dos animais de rua, que contribuem com o aumento. Outra ação que os vereadores pretendem pleitear é a implantação de um centro de proteção animal para recolher, tratar e colocar aqueles animais que são abandonados e maltratados, disponíveis para adoção responsável.

CARTILHA - O grupo definiu que é preciso também trabalhar na questão da conscientização. Para isso, será elaborada uma cartilha que será distribuída nas escolas do município. Na visão dos vereadores é importante trabalhar na conscientização das crianças e adolescentes para que cuidem e protejam os animais.

Além da lei que garante direitos aos animais, de número 1.629, apresentada pelo vereador Jorge William em 2019, Candelária também tem o dia da consciência animal, em 4 de outubro, uma proposta da vereadora Ginevra da Silveira e aprovada pelos vereadores neste ano. (Com informações de Matheus Haetinger – AI da Câmara de Vereadores de Candelária)