Logo Folha de Candelária
Geral 14/04/2021 16:04
Por: Redação

Pela primeira vez no estado, vereadores se uniformizam em apoio a Associação Pró-Autismo

Sessão do dia 5, abriu espaço para a discussão do tema e acolheu entidade.

Seguindo o trabalho de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (Tea) durante o mês de abril, a Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária participou na segunda, 5, da sessão da Câmara de Vereadores de Candelária para a abordagem do tema.

A convite do presidente da Casa, Celso Gehres, a partir da iniciativa das vereadoras Cristina Rodhe e Jaira Diehl, com o apoio de todos os vereadores, a presidente da entidade, Mariéle Gross fez uso da tribuna livre, onde mencionou a importância da conscientização da comunidade e da inclusão dos autista no meio em que vivem. “A comunidade precisa conhecer mais sobre o assunto, precisa entender o que é autismo, o quanto esse transtorno torna difícil a realidade de muitas famílias. A Mandala veio para auxiliar essas famílias e esses autistas, a cobrarem seus direitos, a serem respeitados, e terem melhores condições de vida”, afirmou.

A presidente reforçou que a entidade acompanha mais de 30 famílias de Candelária e municípios vizinhos, e precisa do apoio do legislativo e do executivo para seguir com o trabalho. “Nosso sonho é ter nossa sede, e oferecer atendimento gratuito a essas famílias. O diagnóstico precoce, e o atendimento com as terapias pode transformar a realidade destas famílias e contribuir consideravelmente para o desenvolvimento destas crianças. Não há cura, não há causa comprovada, para nós, pais de autistas somente há a esperança de desenvolvimento, de dignidade e saúde para nossos filhos, e isso é possível por meio de atendimento especializado”.

A associação de acordo com a presidente, desenvolve dois projetos de atendimento para algumas crianças da entidade, mas esses projetos foram interrompidos pela pandemia, e ao retornar precisa abranger um número maior de crianças. “Nos ajudem vereadores. Hoje são nossos filhos, sobrinhos, afilhados, netos, alunos. Amanhã podem ser os seus”.

Vereadores vestem camiseta

Desde o início do trabalho da Associação no município, a Câmara de Vereadores, sempre foi solícita com a entidade. No entanto, surpreendeu durante a reunião da última semana, quando pela primeira vez no estado, todos os vereadores e colaboradores da Casa, vestiram a camiseta da Mandala em apoio à causa. Mais do que isso, a Câmara mandou confeccionar um banner especial de conscientização e expôs o material informativo da entidade.

Ainda durante o encontro a vereadora Ginevra da Silveira apresentou um projeto de lei para a criação da Semana de Conscientização sobre o Autismo em Candelária, de 2 a 8 de abril, onde a população será orientada sobre o tema. A proposta deve ser votada na próxima semana.

Em Candelária já existe uma lei em benefício dos autistas. De autoria do Vereador Jorge William Feistler, foi sancionada em agosto de 2020 a lei que Institui no município de Candelária a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece prioridade nos atendimentos públicos e privados, dentre outras providências.

 

O que é autismo?

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.