Por:
Fam?lia Lovato re?ne 600 descendentes em Cortado
No último dia 22 de abril, nas dependências da comunidade São Cláudio, em Cortado, município de Novo Cabrais, cerca de 600 descendentes de Giovanni, Pietro e Giuseppe, filhos de Francisco e Catherina Miola Lovato, se encontraram para celebrar, confraternizar e solidarizar os laços sangüineos desta família que hoje está espalhada por todo mundo.
O encontro iniciou com uma celebração religiosa, às 10h, presidida pelos freis Gervásio, Olavo Dotto, Lírio Hartmann e Arno Guaragni; os ministros da eucaristia, em sua maioria descendentes dos Lovato, ajudaram na celebração. Momentos antes, um pequeno grupo de descendentes levou flores ao “nonno Francesco” que está sepultado on Cemitério São Cláudio, onde foi lida uma mensagem e rezado o Pai Nosso como forma de homenagear o patriarca.
Após o almoço, foi feito um pequeno relato sobre a história dos antepassados, com apresentação de todos os descendentes. Os antepassados foram lembrados através do “Canto do Imigrante”, e os presentes com o canto “Mazzolino di Fiori”. Após os pronunciamentos, foi escolhida uma nova comissão que irá organzar a próxima festa, prevista para 2009.
No encontro, estiveram presentes o professor Pedro Romeu Descovi Baggiotto, presidente do Círculo Vicentini de Santa Maria, o bispo diocesano de Cachoeira do Sul, Dom Irineu Wilges, entre outras autoridades. Da família, estiveram descendentes de várias cidades do estado, além de Santa Catarina, Paraná, Alagoas, do Distrito Federal, e outras vindas de Corrientes, Posadas e Santo Tomé, da Argentina, e também de Lima, no Peru. O encerramento do encontro se deu após as danças, que seguiram até ao entardecer.
História preservada - “A festa da família Lovato começou a ser organizada em 2006, e levou um ano até o final de todos os preparativos”, destacou Ana Cláudia Lovato Pavanatto, uma das organizadoras. “Mas o levantamento de dados, as conversas e a movitação vêm de vários anos, até se concretizar nesta belíssima festa que ocorreu com sucesso total”, disse. “Esperamos que na próxima todos compareçam novamente e que venham mais descendentes que não puderam vir a esta por algum motivo”, complementou.
Segundo Ana Cláudia, integrantes da família Lovato estão fazendo o levantamento dos descendentes para a montagem de uma árvore genealógica. Contatos podem ser feitos pelo e-mail analovato@terra.com.br. Na internet, um blog (http://familialovato.zip.net) está sendo montado para facilitar o intercâmbio familiar e a coleta de informações sobre a família. “Posteriormente estaremos montando também um site e um livro da família, e não gostaríamos de deixar ninguém de fora”, ponderou.
Neste ano a comissão organizadora foi formada por Rosa Maria Pozzatti (descendente de Giuseppe), Ana Cláudia Lovato Pavanatto, Maria Inês Corrêa Lovato e Sérgio Lovato (descendentes de Giovani), César Jacob Lovato, Celina Lovato Alberto, Dilmar Elesbão (descendentes de Pietro), e outros colaboradores que preferiram ficar no anonimato.