Por:
Fam?lia Kochenborger se re?ne em setembro
No dia 30 de setembro deste ano acontecerá no Clube Rio Branco em Candelária o 4º Encontro da Família Kochenborger, evento promovido de dois em dois anos e que também já foi sediado nas cidades de Coqueiros do Sul, Arabutã (SC) e Montenegro. No município, a comissão responsável pela organização do encontro é liderada por Arno Kochenborger, que conta com o apoio da secretária Ana Kochenborger Deisvalde e do tesoureiro Reneu Kochenborger. Conforme os organizadores, o encontro visa integrar a família e levar ao conhecimento dos descendentes um pouco mais da história local e sua ligação com os Kochenborger.
Ainda durante este mês será feito o primeiro contato com os familiares em todo o Brasil, que devem receber uma correspondência com dados sobre a festa, bem como toda a programação. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem da 4ª edição do encontro este ano. Entre as atividades propostas e adiantadas para a imprensa esta semana, está a visitação a pontos turísticos do município, apresentações de artistas da família, almoço ao meio-dia e um grande baile na parte da tarde, além de outras festividades.
FAMÍLIA KOCHENBORGER – O patriarca da família Kochenborger no Brasil é Lorens Kochenborger, vindo da região da Baviera, na Alemanha. Ele chegou ao país juntamente com a esposa e mais três filhos. Já em terras brasileiras, nasceu o quarto filho do casal, João Kochenborger, natural de São Leopoldo.
Quando adulto, João Kochenborger tornou-se um grande empreendedor e acabou mudando-se para Candelária, onde adquiriu uma sesmaria de terra, o equivalente a 152 Km². Foi no município que ele construiu a maior empresa industrial e comercial da época, um engenho de serra, moinho de milho e trigo no Aqueduto, ponto turístico que registra as maiores marcas da família em Candelária. Dos filhos deste empreendedor, o que obteve maior destaque foi João Kochenborger Filho, major do Partido Republicano e amigo leal de Júlio de Castilhos, com quem iniciou o movimento pela emancipação de Candelária. Infelizmente, a luta deles encerrou com suas mortes prematuras, antes dos 50 anos de idade.