Logo Folha de Candelária
Geral 27/11/2020 15:14
Por: Redação

Intendente Albino Lenz: nova avenida vira opção para passeios e caminhadas

A instalação de redutores de velocidade terá que esperar pela conclusão total da obra, segundo o prefeito

  • Andissa: espaço muito bem planejado

Quem passa pelo local nos finais de tarde identifica um grande número de pessoas caminhando ou passeando de bicicleta. Esta é a nova realidade da avenida Intendente Albino Lenz desde que recebeu a sonhada pavimentação asfáltica, reivindicada durante décadas por seus moradores. Além de se tornar uma nova opção de atividade física ou mesmo recreativa, o asfaltamento da Intendente também mudou para melhor a fotografia da avenida, tornando-se um bonito cartão postal da cidade. No entanto, as melhorias realizadas na via pública também trouxeram alguns problemas que precisam ser administrados. Já há quem cobre a instalação de redutores de velociade, mas que, por ora, estão inviabilizados.
Conforme o prefeito Paulo Butzge, o projeto de pavimentação da Intendente Albino Lenz foi viabilizado através de financiamento junto ao BRDE, através do programa federal Avançar Cidades do Ministério das Cidades. Como se trata de um recurso federal, faz-se necessário atender a legislação dessa fonte. E a legislação federal, conforme explicou, proíbe a colocação de redutores de velocidade, popularmente conhecidos como quebra-molas..”Ela só permite o redutor de velocidade eletrônico, algo inviável neste momento”, acrescentou. O chefe do Executivo Municipal informou também que a obra ainda não está concluída e que, ao final do contrato de execução pela empresa responsável, será feita uma vistoria por um engenheiro do BRDE. Depois, ainda será necessário esperar a aprovação da prestação de contas da obra. Apenas após o cumprimento dessas etapas, prosseguiu, a obra será oficialmente entregue ao município. A partir daí, o município estará autorizado a colocar quebra-molas na avenida,  providência que o prefeito concorda ser necessária pelas características da via e por sua grande utilização popular. 
Moradora da avenida, Ana Lúcia Becker Filter, elogiou a obra pela melhoria trazida. Lembrou que o barro ficou para trás e que todos os moradores ficaram muito satisfeitos com a nova realidade. Segundo observou, a rua virou ponto turístico e uma referência em área de lazer. Por outro lado, ela concordou haver a necessidade de se adotar, assim que for possível, providências e regras para minimizar os riscos. Além da alta velocidade dos carros, Ana Lúcia contou que muitas pessoas não usam as calçadas e nem a área da ciclovia, mas sim a pista de rodagem dos veículos. Lembrou que o local é frequentado por crianças e que algumas pessoas passeiam com seus animais. Informou já ter ocorrido um acidente em uma esquina e que alguns animas já morreram atropelados. Sobre isso, lembrou o risco maior para os gatos, pois não há cerca que os segura. 

Mais saúde e qualidade de vida
Entre os inúmeros usuários, a Folha colheu depoimentos sobre o novo espaço da cidade, ilustrativas das vantagens trazidas para a rotina da comunidade. A professora de dança, Andissa Machado, salientou que estava bem ansiosa pela nova rua, por ganhar um espaço para poder se exercitar com mais segurança. “Vejo muita gente se exercitando, crianças brincando nas calçadas. Ficou realmente um lugar muito bem planejado”, elogiou. Pessoalmente, Andissa disse que a nova avenida a beneficiou muito, uma vez que tinha que se deslocar de carro para poder se exercitar em um local com asfalto. “Agora saio de casa e já estou na nova rua”, acrescentou. Jà Daiana Rehbein, profissional de educação física da Academia Espaço Saúde, também comemorou o fato da cidade ganhar um local adequado para estimular a prática de exercício físico, algo que considera fundamental em favor da qualidade de vida e para a promoção da saúde das pessoas. “Nesse espaço amplo e seguro, temos a oportunidadede realizar a prática de caminhadas, corridas e a modalidade Kangoo Jump com mais tranquilidade”, completou.