Logo Folha de Candelária
Geral 30/04/2017 20:21
Por: Tiago Mairo Garcia

Escola Christiano Graeff promove primeira Feira de Ciências

Atividade envolveu alunos do 6º ao 9º ano e trabalhos serão expostos na próxima sexta, 5, no educandário

Uma oportunidade de agregar inventividade, criatividade, imaginação, promover capacidade investigativa, desenvolver valores de reponsabilidade, capacidade de trabalhar em equipe, dever, disciplina e dedicação. E tudo isso de uma só vez. Esta é a proposta da primeira edição da Feira de Ciências da Escola Municipal Christiano Affonso Graeff, do bairro Ewaldo Prass, em Candelária, que está sendo desenvolvida desde o início de março por cerca de 125 alunos do 6º ao 9º ano. Os trabalhos serão expostos e avaliados pela comissão julgadora na próxima sexta, 5, das 13h30 às 16h30, nas dependências do educandário. Ao todo, 25 trabalhos dos mais variados temas serão apresentados individualmente, tendo que ter necessariamente um tema, como a pesquisa foi desenvolvida, o que foi observado e a conclusão. 
A ideia de realizar a feira foi trazida por um ex-aluno da instituição de ensino, Elias Vandi Gonçalves, 19 anos, acadêmico do quarto semestre do curso de Ciências Biológicas, pela Ulbra de Cachoeira do Sul, e que atualmente faz estágio na escola. A proposta foi vista com bons olhos pela professora de Ciências do educandário, Sônia Moraes dos Santos, e pela diretora Danieta Heinen. "O tema foi de livre escolha, para despertar o interesse dos alunos e fazer com que eles se envolvessem e se motivassem com o tema escolhido", salientou Elias. Dessa maneira, cada um dos trabalhos, elaborados individualmente ou em grupos sem necessidade de ser necessariamente de alunos da mesma turma, foi elaborado fora do horário de aula. "Eles escolheram o tema, um professor orientador e arregaçaram as mangas", frisou a professora. 
Ainda segundo Elias, a ideia partiu de fora do estágio. "Sempre tive esse interesse em buscar valorizar o conhecimento, englobando a parte prática", completou. Para a diretora da escola, a iniciativa do ex-aluno foi aprovada e veio para ficar. "É uma tentativa de resgatar algo que já existia, mas que se perdeu com o tempo. A metodologia precisa ser mais prática e objetiva. Foram vários temas selecionados, que despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos", comentou Danieta, que completou: "Tudo aquilo que faça crescer o interesse dos alunos é válido". 
SAIBA MAIS - Os integrantes das três equipes com maior pontuação receberão medalhas, e um troféu será entregue a um representante de cada uma delas, conforme consta na ficha de inscrição. Além disso, haverá o voto popular, a ser feito pelos visitantes, premiando a equipe que não ficar em 1º, 2º ou 3º lugar com medalhas e um troféu ao representante da selecionada. Todos os participantes receberão certificado de participação.