Logo Folha de Candelária
Geral 19/12/2024 09:46
Por: Redação

Cristina Rohde indica inclusão do Dia da Consciência Negra no Calendário Oficial do Município

Vereadora defende a importância de estar em consonância com a agenda nacional, além de promover ações voltadas para a pauta racial

Na Sessão Ordinária de segunda, 16, a vereadora Cristina Rohde (P) apresentou uma proposta para incluir o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa também prevê o reconhecimento de novembro como o Mês da Consciência Negra.

A data tornou-se feriado nacional pela primeira vez em 2024, após a aprovação de um Projeto de Lei pela Câmara dos Deputados em 29 de novembro de 2023. O dia 20 de novembro homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra contra a escravidão. A medida foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023. Contudo, o Dia da Consciência Negra ainda não havia sido incorporada ao calendário oficial do município. A proposta busca alinhar a cidade à agenda nacional e incentivar atividades relacionadas à valorização da consciência negra ao longo do mês.

A organização das ações em novembro deverá ser liderada pelos órgãos do Executivo Municipal, com a sugestão de parcerias com instituições e grupos já atuantes na comunidade, como o Coletivo Antirracista UMOJA. A proposta é que, por meio de esforços conjuntos, sejam promovidas iniciativas que reforcem a consciência negra e a igualdade racial no município. Entre as atividades previstas estão a publicação de cartilhas educativas, palestras, oficinas antirracistas, feiras de empreendedorismo, rodas de samba e outros eventos que valorizem a cultura e a história afro-brasileira (com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara).