Logo Folha de Candelária
Rural 28/01/2022 08:27
Por: Redação

Município receberá verbas para construção de microaçudes e poços artesianos

Financiamento provém do programa Avançar, do governo do estado; previsão é de que até 10 microaçudes e 1 poço artesiano sejam viabilizados

Nesta segunda, 24, membros do executivo e do legislativo oficializaram o interesse do município em participar do programa Avançar, que distribuirá verbas para infraestrutura hídrica no campo. Além do prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, também estavam presentes na audiência o Secretário de Planejamento, Lucas Michels, a vereadora Alexandra Bini, o assessor parlamentar Valério Lawall e funcionários da prefeitura.

O programa Avançar é uma iniciativa transversal do governo do estado que promove reformas estruturais em vários eixos, seja de sustentabilidade, serviços, entre outros. Um braço deste programa, o Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado do Rio Grande do Sul, na figura de Silvana Covatti. A expectativa é de que sejam construídos até dez microaçudes e um poço artesiano nos municípios gaúchos que se mostrarem interessados.

O governo estadual repassará a verba e a execução do projeto caberá à administração municipal. Segundo a parlamentar Alexandra Bini, o governo do estado encaminhará uma padronização para a construção dos microaçudes, a qual deverá ser respeitada pela administração municipal. Em Candelária, o programa será implementado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater.  Agricultores interessados em pleitear a participação no programa, poderão se inscrever por meio da Emater.