Logo Folha de Candelária
Geral 12/10/2023 16:28
Por: Charles Silva

Rede municipal investe em projeto de robótica para capacitar estudantes

Projeto Explorador Kids irá beneficiar cerca de 1000 alunos das escolas Adão Jaime Porto, Candina, Christiano Affonso Graeff, Percílio Joaquim da Silveira, São Paulo e São João Batista de La Salle

Na última terça, 10, a Secretaria Municipal de Educação de Candelária promoveu o lançamento de um novo projeto que será desenvolvido junto às escolas da rede municipal. Trata-se do projeto de robótica “Explorador Kids”, que inicialmente irá contemplar cerca de 1000 estudantes, de 3 a 10 anos, das escolas Adão Jaime Porto, Candina, Christiano Affonso Graeff, Percílio Joaquim da Silveira, São Paulo e São João Batista de La Salle.

O projeto tem como objetivos: desenvolver o pensamento computacional, introduzir conceitos fundamentais de programação, construir o pensamento lógico e o letramento digital. Assim como, inserir os estudantes no vasto mundo da robótica educacional.

Para a implementação do projeto foram adquiridos 21 kits de robótica, que foram viabilizados com recursos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que disponibilizou R$ 50 mil, e da Secretaria Municipal de Educação, que complementou o montante com R$ 11,6 mil. Cada kit é composto por um robô programável, tapetes pedagógicos temáticos, aplicativo de programação, cartões para programar, caderno do professor e acessórios diversos.

De acordo com a Secretaria de Educação, Carla Martin Goelzer, a iniciativa visa preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital e tecnológico. Com a crescente influência de tecnologias como inteligência artificial e automação, é essencial que os estudantes estejam familiarizados com conceitos de programação e robótica desde cedo. “Reconhecemos que nossas escolas ainda não utilizam uma metodologia que acompanhe estas mudanças. Entretanto, estamos atentas e iremos trabalhar para que a rede municipal de ensino de Candelária esteja em constante evolução”, frizou.

Para o prefeito Nestor Ellwanger, em um mundo cada vez mais competitivo, dominar alguma tecnologia é um grande diferencial. “A robótica está presente em vários âmbitos das nossas vidas e este projeto certamente irá contribuir muito na formação dos nossos alunos”, finalizou.