Logo Folha de Candelária
Geral 16/03/2018 10:54
Por: Tiago Mairo Garcia

Moradores do Capão do Valo questionam domínio da localidade para Cachoeira do Sul

Comitiva de Candelária realizou audiência na Secretaria Estadual de Planejamento para buscar uma solução para o problema

Já não bastasse o descaso do Estado com a ERS-410, rodovia que liga Candelária a ERS-403, na divisa do município com Rio Pardo e Cachoeira do Sul, os moradores da localidade de Capão do Valo que residem na divisa entre os três municípios estão enfrentando um novo problema. Conforme relatos dos moradores ao vereador Daniel Bernardy, existe uma discordância sobre o domínio da localidade no sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que está identificando propriedades da localidade candelariense como pertencentes ao município de Cachoeira do Sul. 
Bernardy frisou que esta discordância está prejudicando os candelarienses no momento de efetuar empréstimos nas agências bancárias. "São pessoas que residem há anos na região e possuem escrituras de terras, blocos de produtores, contas mensais e associados a entidades, todas vinculadas ao município de Candelária. No entanto, o sistema do IBGE está identificando que as propriedades pertencem ao munícipio de Cachoeira do Sul", disse o vereador. 
Em sessão na Câmara, o vereador relatou o problema e no dia 1º de março coordenou uma reunião entre os moradores Ivo Loreto de Moura, Glênio Bernardes, Ivan de Moura, Silvio Loreto de Moura e Carlos Gomes com o prefeito em exercício, Nestor Ellwanger, e com o secretário municipal de Planejamento, Lucas Michels, para tratar sobre o assunto. Ficou acertado que o município agendaria uma audiência na Secretaria Estadual de Planejamento para buscar uma solução. 
Na última quarta, 14, a comitiva de Candelária, formada pelo prefeito Paulo Butzge, secretario Municipal de Administração, Dionatan Tavares, de Planejamento, Lucas Michels, vereadores Daniel Bernardy, Ilceu Pohlmann, Jorge William Feistler e Lurdes Ellwanger e por Odilo Bernardy, representando os moradores da região, participaram da  audiência com Laurie Cunha, analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Departamento de Planejamento Governamental, da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. No encontro, realizado na sala de reuniões do DEPLAN, em Porto Alegre, a comitiva candelariense relatou o problema com os moradores na divisa do município. 
Após ouvir a demanda, a analista de planejamento orientou o prefeito candelariense a formalizar um ofício para o diretor de Planejamento, Antonio Paulo Cargnin, anexando cópias de escrituras de moradores registrados em Candelária e um documento com a assinatura dos moradores do Capão do Valo prejudicados com este impasse e que não concordam com o domínio sobreposto pelo IBGE. Com base nestas informações, a Secretaria Estadual de Planejamento irá enviar uma equipe para realizar uma avaliação da divisa para efetuar a correção dos dados no sistema.