Por: Odete Jochims
Câmara entrega troféu “Heroína” a quatro mulheres
Sessão solene acontecerá no Dia Internacional da Mulher, na próxima terça, 8
O troféu “Heroína 365 dias por ano” será concedido a quatro mulheres este ano. São elas: Alvanira Porto da Silveira, Eni Marcele Ellwanger, Marlise Hennig e Valkiria Wollmann. A sessão solene da Câmara Municipal para entrega do troféu ocorrerá na próxima terça, 8, a partir das 19h. Conforme prevê a legislação, o troféu deve ser entregue a mulheres que se destacaram em ações voluntárias ou de cunho social, religioso, político e cultural. Cada partido tem direito a indicar uma representante para receber o troféu.
Neste mesmo dia, também será inaugurada a “Galeria 8 de março”, que irá homenagear as mulheres que trilharam caminhos na política candelariense. A galeria, proposta no ano anterior pela bancada do PSB e MDB, terá inicialmente as fotos das oito vereadoras que passaram pela Câmara de Candelária.
As homenageadas
Alvanira Porto da Silveira, 70 anos, é indicação da bancada do PTB. Foi funcionária pública da prefeitura até o ano de 2005, onde atuou na secretaria de educação como coordenadora da merenda escolar. Após a aposentadoria, passou a se dedicar na causa voluntária e desenvolveu grupos de trabalhos em vários segmentos, atuando como líder numa denominação evangélica por alguns anos. Depois passou a desenvolver trabalhos de crochetaria junto à Apae. Atualmente é presidente da entidade.
FOTO: alvanira
Eni Marcele Ellwanger, 69 anos, é indicação do Progressistas. A aposentada trabalhou boa parte da vida como comerciante e costureira no município. Mora na cidade e atualmente trabalha de forma voluntária no cuidado de animais abandonados. Ela cuida de 18 cachorros e seis gatos. Além da causa animal, a candelariense também se destaca na atividade religiosa, pois se considera uma grande fiel.
FOTO: eni
Marlise Hennig, 64 anos, é indicação do PSDB. A agricultora aposentada é proprietária do Museu Rural, localizado no Alto Passa Sete, que integra a Rota Caminho dos Tropeiros. Junto com o marido e filhos, trabalha na produção de melado. A família atua há mais de 30 anos contra o uso de agrotóxicos, por acreditarem que a natureza precisa estar limpa e a saúde preservada.
FOTO: marlise
Valkiria Wollmann, 54 anos, é indicação do MDB. Desde pequena seguiu os passos dos pais na agricultura. Moradora do Faxinal dos Porto, atua há anos como voluntária no grupo de mulheres Nova Geração da mesma localidade, onde foi presidente do grupo por oito anos. Também é integrante voluntária do grupo de teatro Cara & Coragem.